Publicado por: blogdamariazinha | 21/11/2012

Guerra (e paz?) no Oriente Médio: mais uma vez Israel versus Hamas

Decisivo é construir a paz entre Israel e os palestinos e os árabes. Díficil, mas absolutamente necessário.

Estamos vendo uma novo tipo de guerra internacional? Parece que sim.

Na minha época de jovem e até já de uma mulher adulta conhecíamos dois tipos de guerras: as guerras entre países e as guerras civis. Hoje, ao que parece, além dessas e da guerra ao terror, algo meio indistinto e até estranho, estamos conhecendo a guerra entre estados nacionais e grupos político-militares-terroristas.

Esse me parece ser o caso de Isarel e das três últimas guerras que travou: em 2006 contra o Hezbollah, grupo islâmico fundamentalista libanês e em 2008-2009 e agora contra o Hamas, esse grupo islâmico fundamentalista palestino que controla a Faixa de Gaza.

Extremamente preocupante, para mim, é – do ponto de vista político, não militar – a anunciada união entre o Hamas e o Fatah, grupo político laico fundado por Yasser Arafat. Preocupante na medida em que mostra o beco sem saída em que se encontram as negociações de paz e a adesão desse último grupo a um discurso militante, raivoso, ultraradical e que a nada leva a não ser a morte de inocentes.

Uma coisa me parece certa e óbvia, enquanto não deixarem de lado as suas certezas e ódios mútuos, isralenses e palestinos não conseguirão viver em paz e prosperar como poderiam.

É preciso, por mais difícil que seja, que eles achem um meio de firmar a paz. A guerra – que apenas interessa aos falcões de ambos os lados – não trará a vitória a nenhum dos lados. Melhor, portanto, ambos aceitarem a ideia de perder um pouco mas conseguirem a tranquilidade para viver.

Evidente que sei que isso não é fácil, mas é necessário. Como já disse o autor e poeta Edgar Allan Poe “a sabedoria tem que levar em conta o inesperado”.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: