Publicado por: blogdamariazinha | 20/11/2012

Carlos Ayres Britto: bom e justo

Ayres Britto em momento que presidiu uma das inúmeras sessões do Supremo Tribunal Federal. Homem admirável, operador de direito competente.

O agora já ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, aposentado compulsoriamente, por ter completado a idade de 70 anos, é um homem bom e um justo operador do direito. A matéria sobre ele, com partes de suas declarações no XXVI Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, que se realizou em Vitória, mostra isso mais uma vez.

É sempre bom ouvir ou mesmo ler as declarações de Ayres Britto. Mesmo lendo parece que sentimos a leveza e a convicção de suas palavras, a justiça e o humanismo de seus entendimentos. As declarações de ontem reproduzem – e ampliam – esses sentimentos, ao menos de minha parte.

Foi graças a perseverança dele que o Mensalão está sendo julgado, o que deve logo ser concluído com a dosimetria das penas dos que faltam. Sobre o Mensalão destacou ele que “no Supremo vimos esse processo como tantos outros, sem outra peculiaridade que não fosse o seu próprio gigantismo”.

Sobre o Mensalão do PSDB mineiro, Ayres Britto, mais uma vez localizou bem a questão ao enfatizar que “guardadas as devidas proporções, sim (O STF vai dedicar o mesmo esforço para julgá-lo). O de Minas Gerais foi em Minas Gerais. O outro teve dimensão geográfica maior, incorporou maior número de pessoas e de acusações.”

Sobre o poder Judiciário e o papel do CNJ, mais uma de suas declarações profundas de sentido histórico e de transformação de valores. Destacando o papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), afirmou que “O CNJ tem contribuído para que possamos ter um Judiciário de excelência e não de Excelências”.

Por tudo isso, e, muito, muito mais, do que declara e faz, é que o senhor Ayres Britto tem a admiração de inúmeros brasileiros. A minha, com toda certeza, é imensa. Parabéns senhor Ayres Britto, muito obrigado.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: