Publicado por: blogdamariazinha | 12/11/2012

Câmaras municipais precisam reduzir seus gastos

A situação financeira dos municípios capixabas para os próximos anos exige uma atitude firme de cortes de gastos e de controle dos desperdícios, além do controle da corrupção. As câmaras municipais podem e devem colaborar com esse esforço.

Os próximos anos serão especialmente duros para os poderes públicos capixabas. Exigirá de todos um firme propósito de economia. Onde quer que se possa salvar recursos públicos para um uso mais eficiente e justo isso será necessário.

Especialmente relevante, ao menos do ponto de vista simbólico, será o papel das câmaras municipais, que têm estruturas muito dispendiosas para aquilo que fazem ou até mesmo para o que deveriam fazer.

É necessário – visto que muitas câmaras cometeram o despautério de aumentar o número de vereadores para a próxima legislatura – que todos os privilégios sejam revistos, quiça cortados ou ao menos bastante reduzidos.

Falo aqui de despesas com correspondência, telefones celulares, cotas de gasolina e de reprografia, e, principalmente, as verbas para os assessores.

Seria interessante que fosse estabelecido um patamar ideal de gastos. Esse poderia ser, por exemplo, o gasto da legislatura anterior de forma decrescente, assim iriam sendo feitos cortes aos poucos. Assim em 2013 o limite seriam os gastos de 2011, em 2014 seria o que foi gasto em 2010, em 2015 o orçamento de 2009 e, por fim, em 2016 o que foi gasto em 2008.

Dessa forma os vereadores estariam se mostrando dignos representantes do povo e – na prática – dando uma boa contribuição para a economia de recursos públicos.

Evidente que onde for possível ir além do que se propôs aqui isso seria muito bem vindo. Economizar recursos públicos para permitir que sobrem mais recursos para a prestação de serviços públicos socialmente relevantes é algo sempre bem vindo.

Os cidadãos e a imprensa, penso eu, devem começar a perguntar desde já aos vereadores o quanto eles pretendem economizar nos próximos anos. A pressão tem que começar já.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: