Publicado por: blogdamariazinha | 08/11/2012

As razões porquê torci pela vitória de Barack Obama

Foto do presidente reeleito dos EUA, Barack Obama, e sua esposa Michelle. Foi a mais curtida, com mais de três milhões, da história do Facebook. Penso que existem motivos para isso.

Praticamente terminada a apuração das eleições nos Estados Unidos, já está definida a vitória do presidente Barack Obama. Mais quatro anos, como comemorou ele e milhões de tantos outros americanos no twitter e em outras redes sociais.

Eu toci pela vitória de Barack Obama. Torci pela vitória dele por duas questões que cada vez mais me preocupam em nossa vida coletiva, e para as quais acho o presidente americano um bom exemplo, solidariedade ativa e superação individual. Um misto de preocupação com preocupação coletiva e ação individual.

Penso que essas são chaves para construirmos um mundo melhor para nós e, principalmente, para aqueles que ainda estão por vir. Devemos nos preocupar com a situação concreta – real – de cada um de nossos cidadãos, sendo portanto ativos em lhes ajudar em com eles cooperar para que superem eventuais dificuldades momentâneas de sua vida, e, ao mesmo tempo, criar as condições para que cada um, por meio de seu esforço e dedicação, possa atingir suas metas.

Salvo engano, ou um entendimento por completo equivocado, acho que esse é um ideario básico da social democracia, a qual me acho plenamente vinculada.

Não gosto dos dois outros projetos mais conhecidos de todos nós. A mim arrepia a ideia do socialismo, que, vejo, já se provou, em todos os campos, um sistema inviável e anticidadão, com o seu coletivismo que para construir o tal “homem novo”, na prática, acaba por manipular, oprimir e, por fim, suprimir quaisquer vestígios de autonomia e dignidade. A ideia oposta a essa do liberalismo, tão ao gosto dos republicanos americanos, também me é repulsiva. Com seu gosto pela exclusiva iniciativa individual perde-se a referência da vida comunitária e de todos os laços sociais que nos unem – no limite – até mesmo como espécie.

A social democracia, para mim, tem o mérito de combinar a preocupação com o coletivo e o espaço para a iniciativa individual, permitindo que, num ambiente de liberdades civis e políticas, os cidadãos busquem o melhor para si, sem se esquecer de que isso implica em se preocupar com o seu vizinho.

Por tudo isso, torci pela vitória de Barack Obama.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: