Publicado por: blogdamariazinha | 31/10/2012

2013: ano difícil para os capixabas

2013 não vai ser luminoso para os capixabas como essa imagem. Situação financeira dos municípios será difícil.

Parece que os prefeitos eleitos do Espírito Santo começam a se convencer de que a situação não vai ser das melhores no Espírito Santo. Nada como um resultado final de eleição para acalmar o promessismo mais juramentado de alguns.

Vale lembrar que o ano que vem não teremos o dinheiro do FUNDAP, a crise mundial tem reflexos na arrecadação, várias medidas tomadas por Dilma ao longo desse ano também têm reflexos nos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ainda temos – pendente – a questão dos royalties.

Tudo isso fará – com certeza absoluta – que a arrecadação dos municípios seja menor – não igual nem com pequeno crescimento, menor mesmo – que a desse ano.

Então, é bom os senhores prefeitos colocarem “as barbas de molho”.

Especialmente aqueles que prometeram demais e/ou irão pegar municípios mal administrados, com problemas de gestão, com desorganização administrativa. Aqui destacaria os casos de Vitória e Vila Velha.

No entanto, como muitos prometeram demais, agora serão, com justiça, cobrados pela população. Falarão, com toda certeza, de crise, Fundap, royalties e coisas tal, mas disso já sabiam na campanha. Prometeram demais porque quiseram. Como diz o “filósofo” Faustão: “Se vira nos 30”. Quem não pode ser penalizado é o povo.

Além disso, temos o caso de muitos novatos chegando ao poder. Isso complica as coisas no primeiro ano. Acho bom todo mundo ter muita calma ano que vem, o que mais ouviremos serão desculpas e mais desculpas. Uma crônica de 2013 anunciada, se me permitem a citação.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: