Publicado por: blogdamariazinha | 16/10/2012

Centralização e mistificação não farão Vitória avançar

As possibilidades, desafios e problemas que a cidade de Vitória têm diante de si precisam mais – muito mais – que mistificação para avançar. Precisa de competência, capacidade de articulação, propostas e visão de futuro.

Mistificação, voluntarismo, espírito autoritário, visão centralizadora, em síntese a tal “decisão política” como o catalisador de mudanças, essas são as linhas gerais do projeto de poder – afinal torna-se apenas isso – do candidato da suposta “mudança” ao cargo de prefeito de Vitória.

O tal candidato que adora se apresentar como o propugnador mor da mudança parece não perceber que a mudança não se constrói só como um ato de vontade unilateral, que precisa – isso sim – de várias mãos e cabeças irmanadas num objetivo, numa visão de futuro, que aponte – como construção coletiva que é – alguns pontos de chegada para a sociedade num dado tempo.

O tal candidato que adora ficar no gestual se esquece – ou vai ver nem sabe – que para se construir um projeto diferente, novo, mas com qualidade, é preciso ter a companhia de pessoas imbuídas desse desejo, dessa vontade, dessa visão.

Como construir a mudança com o apoio do que se provou inadequado – para dizer o mínimo – ao longo desses últimos oito anos? Como construir a mudança com o apoio do que se provou ser apenas um projeto demagógico de poder pelo poder? Como construir a mudança se a base para se alcançar o poder é a mistificação, a falsidade, a mentira? Como construir a mudança sem a capacidade de articular apoios técnicos e competência gerencial? Como construir a mudança dizendo que tudo será feito, mas nada especificando? Como construir a mudança dizendo ser o “manda chuva” na cidade e ao mesmo tempo querendo tudo repassar para o poder estadual?

São essas, me parece, algumas perguntas que o tal candidato tem que responder para poder ter o mínimo de credibilidade para chegar ao poder. Afinal não se trata apenas de ganhar as eleições, mas mostrar capacidade para governar, e governar bem.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: