Publicado por: blogdamariazinha | 08/10/2012

Eleições e finanças municipais

Dinheiro público, por definição, é escasso, frente aos problemas que existem. Ano que vem a situação das finanças será ainda mais delicada com o fim do FUNDAP. O nosso dinheiro, portanto, tem que ser tratado com o máximo de atenção, competência e ética, para isso precisamos de gestores com as qualidades para enfrentar as turbulências.

Dos 5.561 municípios brasileiros 50 terão eleições decididas em segundo turno, desses três são municípios capixabas: Vitória, Vila Velha e Cariacica.

O segundo turno é sempre mais uma oportunidade que os cidadãos têm para verificar as propostas, programas e projetos de seus candidatos em vários aspectos. Destacaria como principais: essas propostas estão de acordo com o que a boa técnica e a vivência de cada um de nós recomenda para as cidades, elas são necessárias mesmo, existem recursos para a sua execução, o prefeito e sua equipe demonstram capacidade e competência técnica e política para executá-las.

Especialmente para os municípios capixabas – que terão expressivas perdas de receita por conta do fim do FUNDAP – a preocupação com essa qualificação técnica-gerencial-política do prefeito e de sua equipe, e quando penso em equipe penso também no seu conjunto de apoiadores, deve, ao meu juízo, ser enfatizada.

Se somarmos ao fim do FUNDAP as ameças que ainda pairam sobre as nossas finanças, tal qual a espada de Dâmocles, como a redução dos royalties do petróleo e do ICMS interestadual, essas preocupações são ainda mais magnificadas.

Não adianta, como já ouvi alguém dizer com muita razão, prometer a felicidade geral do povo e a solução de todos os seus problemas para o dia 1º de janeiro do ano que vem. Demagogia se reverte em decepção, desencanto, raiva e descrédito.

Construir cidades com qualidade de vida para todos demanda um esforço continuado e uma ação qualificada por parte dos gestores públicos, principalmente do prefeito. Para isso precisamos de prefeitos com competência política, técnica, gerencial, e a habilidade de montar equipes excelentes. É o mínimo que merecem os cidadãos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: