Publicado por: blogdamariazinha | 01/10/2012

Prevenir, controlar e punir a corrupção é fundamental

O voto de hoje do Ministro do STF Celso de Mello merece ser transcrito e amplamente divulgado. Uma lapidar denúncia, em várias frentes, da corrupção.

Ouço o voto do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, e me pego pensando – mais uma vez – sobre o problema da corrupção, da probidade, da ética e de sua ausência, e fico feliz, muito feliz, com as declarações de sua excelência.

Vejo como estamos evoluindo para novos patamares – efetivos patamares – de rejeição da corrupção. Patamares esses que, claro, devem ser claros, objetivos, operativos e efetivos. Ou seja, a corrupção combate-se não só com discursos, regras, normas, controles, mas também, e nesse momento histórico que vivemos diria principalmente, com punições.

Evidente que todos devem ter o direito, dentro do devido processo legal, ter o seu direito de defesa assegura, mas não é justo que essa defesa do indivíduo impeça a defesa dos cidadãos e dos bens públicos, negando-se, por prescrição e postergação, a devida punição.

Vivemos novo momento histórico e esse deve ser consubstanciado por novas práticas políticas e jurídicas.

Como destacou – entre tantas brilhantes afirmações no seu voto de hoje – o ministro Celso de Mello, “a motivação ética é de natureza republicana. (…). Ninguém pode viver com dignidade em comunidade política corrompida.”

Esperemos, pois, a conclusão do julgamento do Mensalão, com a devida, necessária e efetiva punição dos vários culpados, e que esse belo exemplo que nos dá o Supremo Tribunal inspire todas as instâncias do Poder Judiciário, mas também do Poder Legislativo e do Poder Executivo, dos Ministérios Públicos e do Tribunais de Contas, bem como os partidos políticos, em nosso país.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: