Publicado por: blogdamariazinha | 25/09/2012

Sobre candidatos que tratam os eleitores como beócios e propagam inverdades II

O eleitor tem que prestar muita atenção a candidatos que divulgam isso e aquilo e não apresentam as fontes de suas supostas pesquisas eleitorais. Candidato que faz isso age de má-fé e mostra bem como é antiético.

Ontem falei sobre aqueles candidatos que adoram propagar a sua amizade com os donos do poder e de como, inveridicamente, buscam deduzir que dessa amizade sairão recursos para as prefeituras, caso eles ganhem as eleições.

Hoje o foco são os candidatos que adoram proclamar números de supostas pesquisas eleitorais que os garantem no segundo turno ou que os garantem mesmo uma posição no segundo turno. Existem aqueles ainda mais exagerados que com essas supostas pesquisas buscam afirmar sua vitória no primeiro turno.

Primeira coisa: pesquisa é momento e para deixar de ser suposta, como referida acima, tem que ser registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ser divulgada na imprensa.

Segunda coisa: pesquisa tem que ser feita por institutos de credibilidade local ou nacional. Aqui no Espírito Santo temos três institutos que têm credibilidade pública: Enquet, Flexconsult e Futura (colocados aqui em ordem alfabética). E no âmbito nacional temos, entre outros, o IBOPE (que tem feito pesquisas em todas as capitais estaduais) e o Datafolha (que tem feito apenas nas capitais com grande contingente populacional).

Ficar por aí alardeando, sem mostrar números, sem apresentar quem fez a pesquisa, é sinal de menosprezo ao eleitor ou de desespero eleitoral ou de ambas as coisas juntas.

Já estava mais que na hora da Justiça Eleitoral tomar providências contra esse tipo de comportamento. Nessa época de campanha aparecem inúmeros “institutos de pesquisa” que se prestam a vender os seus serviços e os resultados de acordo com o que o cliente quiser. Candidato que topa esse tipo de coisa mostra bem a sua falta de ética.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: