Publicado por: blogdamariazinha | 19/09/2012

Reflexões sobre a ética na política

Pessoas maravilhosas como Chico Xavier e Madre Teresa de Calcutá não ficavam por aí se vangloriando de sua ética, “apenas” agiam eticamente, assim deveriam ser os homens públicos, muitos adoram ficar se vangloriando de sua suposta ética e pouco fazem de concreto para que a ética seja um padrão de conduta na política e se fazem acompanhar de pessoas que, nem de longe, cumprem aquele padrão que eles gostam tanto de arrotar.

Essa questão da ética na política é uma tema apaixonante, polêmico e delicado. Muitos pensadores políticos já trataram disso, me lembro sempre, quando trato do assunto, apesar de não conhecer bem as suas obras, dos nomes de Maquiavel e Max Weber, apesar de nem de longe querer aqui filosofar, não sou disso como sabem, sum uma mulher prática.

Ética é uma questão que deve ser tratada com a seriedade que o tema exige, sem demagogias, sem udenismos, sem lacerdismos, sem petismos, sem lulismos, sem ufanismos, sem autoelogios, sem autopromoção, sem ficar se achando.

A União Democrática Nacional (UDN) e um de seus principais líderes, o senhor Carlos Lacerda, jornalista, deputado federal e governador da Guanabara, era mestre em acusar todos os seus adversários de corruptos, de envoltos em um “mar de lama” e coisas do gênero. A constatação óbvia, pelo contraponto que nem era claramente enunciado, era que os honestos eram só eles. Isso nãos lhes rendeu muitos frutos na política nacional, a UDN nunca – entre 1945 e 1965, quando existiu – conseguiu alcançar o posto de maior partido brasileiro, ficou sempre em terceiro lugar.

Vale destacar que o senhor Carlos Lacerda, logo que assumiu o governo do então estado da Guanabara, se envolveu em um escândalo que o ligava ao jogo do bicho, além de muitas outras denúncias que pairaram obscuras em sua carreira política. A Justiça, na época, não funcionou e os casos acabaram abafados e esquecidos.

O Partido dos Trabalhadores (PT) e o seu principal líder, o senhor Lula da Silva, durante a sua existência como um partido de oposição em nível nacional, de 1980 a 2002, pautou o seu discurso sobre as mesmas bases, teve mais sucesso que a UDN, acabou chegando ao poder e nele já está fazem 9 anos, 9 meses e 19 dias.

Ao longo desse tempo se envolveu em inúmeros casos de corrupção (quem conseguirá listar todos?) e viu o seu discurso demagógico-moralista se dissolver. Como lembrou um amigo outro dia dando vazão e razão a célebre frase de Karl Marx “tudo que é sólido desmancha no ar”.

O que vale, no campo da ética do ponto de vista institucional é o que se constrói institucionalmente para que as organizações públicas funcionem como devem, sem corrupção, sem burocratismos, sem ineficiências.

Nesse quesito da ética na prática política, que alguns candidatos gostam tanto de se apregoar como os éticos, como os tais, mais vale a prática já testada e o que de fato se fez. Além disso, nunca custa olhar as companhias em que se anda e o controle que se tem sobre o jogo político dos seus apoiadores.

Muitos candidatos adoram – como diz o ditado – “ficar arrotando caviar”, mas quando chega na parte das realizações o que vemos é só comida estragada. Importante que os eleitores fiquem atentos a isso.

Como diz outro ditado “seus atos falam mais alto que qualquer palavra” e, por fim, “diga-me com quem andas que te direis quem és”. Hora de ficar atento, portanto.

“O silêncio de nossos atos
deve falar mais alto
que as nossas palavras ditas
pois devem ensinar pelo exemplo.

E o melhor exemplo
é viver o que se prega.”
Fonte: http://www.bomespirito.com/2012_05_01_archive.html#ixzz26vFZpEA8


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: