Publicado por: blogdamariazinha | 17/09/2012

Começou hoje o julgamento do núcleo político do Mensalão

Aqui os principais membros do núcleo político do Mensalão. Da esquerda para a direita: José Dirceu, José Genoíno, Marcos Valério e Delúbio Soares. Mais condenações a vista.

Hoje começou, às 14h30, aquela que deve ser a parte mais longa e mais importante do andamento da ação Penal 470, das sete em que foi dividido o processo de julgamento do Mensalão.

Estão em cena hoje os senhores José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares, além de membros de partidos da base governista que receberam recursos do esquema do Mensalão e também do núcleo de Marcos Valério. Ao todo são 23 acusados nessa parte.

Segundo relatado pela imprensa na semana passada apenas o voto do Ministro Joaquim Barbosa deve tomar mais de uma sessão do STF. Podemos imaginar que o voto do senhor Lewandowsky – com sua política embromatória – vai demorar o mesmo tanto ou mais.

Devemos, portanto, ter cerca de duas semanas de julgamento para essa parte e mais uma semana para cada uma das três partes seguintes e, na sequência, algo em torno de uma semana para a definição das penas. Ou seja, lá para o final de outubro, apenas, teremos o julgamento concluído.

Faltará depois a publicação do acórdão, que deve demorar um bom tempo e só sair no ano que vem, e os inevitáveis – e protelatórios – embargos de declaração, talvez, para embolar ainda mais, a defesa dos condenados ainda tente encontrar algum outro recurso possível.

De todo modo, essa semana que se inicia é a mais importante para o julgamento do Mensalão. Agora saberemos se os ministros do STF decidirão que o esquema foi mesmo o de uma organização criminosa que, operada a partir do centro do poder no país, tinha seus tentáculos em vários outros “ambientes”: sistema financeiro, “mundo” de Marcos Valério e o sistema de apoio político no Legislativo federal.

Pelo “andar da carruagem” penso que boa parte desses acusados acabará, como os das semanas anteriores, condenados. Veremos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: