Publicado por: blogdamariazinha | 13/09/2012

O caos na saúde, conforme relato de um médico

O desabafo do doutor Paulo Roberto de Paiva em seu facebook. Providências imediatas são necessárias.

O relato do médico Paulo Roberto de Paiva não poderia ser mais pungente. Segundo ele, conforme vejo relatado hoje no jornal A Gazeta, o Hospital São Lucas “é o rascunho do inferno”.

Tudo começou com uma postagem do doutor Paiva no seu facebook na terça-feira, onde relatava a situação no Hospital São Lucas, atualmente funcionando no Hospital da Polícia Militar (HPM). Segundo esse relato “ontem no Hospital São Lucas estava insuportável. A sala de Emergência estava lotada, com pacientes em respiração artificial. Centro cirúrgico lotado, com noscas e mosquitos pousando nos campos cirúrgicos …”.

O relato prosseguia e foi – na edição de hoje de A Gazeta – aprofundado. Na entrevista o doutor Paiva fala em superlotação, em falta de higiene, em moscas e outros insetos no centro cirúrgico, em riscos de infecções devido a tudo isso e mais, na falta de equipamentos e na péssima condições de alguns dos existentes e por aí vai.

É um relato desesperançado e ao mesmo tempo indignado de alguém que, como ele afirmou, “cansa de ver coisa errada, pede para consertá-las e não vê uma providência séria ser tomdas. Só ações paliativas, como a reforma que só será terminada em 2013 e só vai melhorar um pouquinho. E isso não é suficiente, é paliativo”.

Até quando terão os cidadãos que usam o nosso sistema público de saúde ter que sofrer esse tipo de humilhação, de desprezo pela vida humana? Como podem esses gestores da área de saúde – muitos deles médicos comprometidos com o Juramento de Hipócrates que afirma que “aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém”?

Isso não é aceitável, isso é desumano e, portanto, eticamente condenável. Até quando os órgãos responsáveis esperarão para tomar alguma providência?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: