Publicado por: blogdamariazinha | 12/09/2012

Clubes de futebol estão endividados até a “alma” e querem fazer os cidadãos pagarem quase R$ 2 bilhões por isso

As dívidas – tributárias e outras – dos clubes de futebol do país é astronômica e não para de crescer. Aqui nessa tabela o valor total. Como justificar isso?

Os clubes de futeblo brasileiros estão endividados até a “alma”. Devem, devem e devem. Devem de tudo, principalmente tributos.

Para tentar sanar a situação discute-se um tal Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos (Proforte) que serviria para livrar os clubes de dívidas tributárias em compensação por investimentos dos clubes na “produção esportiva em modalidades olímpicas de alto rendimento”.

Do jeito que está se colocando a coisa sou totalmente contra. Não está se falando, pelo menos não vi nada disso na imprensa, num compromisso de gestão profissional e que de alguma forma impedisse ou minimizasse o risco de que esses clubes caiam novamente em grande endividamento. Estudo apresentado na tabela abaixo mostra que os 14 clubes de maior faturamento no país têm dívida tributária de quase R$ 2 bilhões. Isso mesmo.

Então não me parece nada justo que, faturando como faturam, os clubes tenham suas dívidas perdoadas por um compromisso meramente utilitário em torno de resultados olímpicos específicos para 2016.

Quem garante que cessado o compromisso essas dívidas não serão novamente construídas?

Já passou da hora dos clubes de futebol, essa verdadeira paixão nacional, terem administração profissional e gerarem resultados financeiros, além de investimentos sociais. Eles se utilizam da paixão dos seus torcedores e quem sai beneficiado?

Sinceramente acho que temos coisa muito melhor a fazer do que ficar perdoando dívidas de clubes sem algum tipo de amarração por resultados. Já não basta o descontrole total que são a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as federações estaduais de futebol? Agora vamos estimular, com recursos públicos, a desorganização também nos clubes?

Aqui só as dívidas tributárias dos clubes brasileiros.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: