Publicado por: blogdamariazinha | 10/09/2012

Dois anos de PIBinho

Há 2 anos, ou 8 trimestres seguidos, o PIB brasileiro cresce de forma vergonhosamente pequena. Até quando dona Dilma?

Parodiando o senhor Lula da Silva, podemos dizer agora que “nunca antes desde o início do Plano Real, em 1994, tivemos um crescimento econômico tão pífio”.

Com o resultado do PIBinho do 2º trimestre de 2012, divulgado recentemente temos agora uma sequência de oito trimestres seguidos de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) abaixo de 1%, conforme mostrou o jornal Folha de S. Paulo outro dia.

O crescimento vergonhoso do nosso PIB, conforme a mesma matéria da Folha, só não está pior, entre os principais países do mundo, do que o de alguns europeus (Grécia, Itália, Espanha, Reino Unido e França), fortemente afetados pela crise europeia. Fora isso perdemos, de muito em vários casos, para a China, a Índia, o Chile, o México, a Rússia, o Japão, os Estados Unidos e a Alemanha.

Interessante ver o senhor Guido Mantega, ministro da Fazenda, declarar continuadamente, que “pior momento já passou”. Passou pra quem, cara pálida?

Temos vista sucessivas medidas anunciadas pelo governo e a economia não consegue sair do seu lugar de pífio crescimento.

Vale acrescentar que a possibilidade de redução da taxa SELIC, a taxa básica de juros da economia, definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central, já está próxima do fim, segundo divulgado pela imprensa de acordo com a última ata da reunião daquela instituição. Talvez vejamos, ainda, uma ou duas quedas de 0,25 pontos percentuais, chegando a 7,0% de juros.

Preocupa-se o Banco Central com o crescimento da inflação. Tanto que já admitiu que não atingiremos a meta da inflação até 2014. Além disso, temos a questão do preços dos combustíveis e dos alimentos, que pressionam os índices de inflação. E agora Dilma e Mantega? Quanto tempo mais teremos de conviver com esse PIBinho de vocês.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: