Publicado por: blogdamariazinha | 03/09/2012

Sobre as discordâncias que tenho com o artigo de Leonardo Boff, de hoje, que trata da questão da corrupção

Achei a perspectiva de Leonardo Boff sobre a questão da corrupção muito reducionista.

Li hoje – como sempre costumo fazer – o artigo de Leonardo Boff publicado no jornal A Gazeta de hoje, intitulado A serpente, a mulher, o homem e a corrupção, que trata desse momentoso problema nacional.

Normalmente não gosto dos textos de Boff, acho-os muito herméticos e pouco colados na realidade social, apesar das preocupações humanistas que ele coloca.

Nesse post quero me concentrar no final do artigo de Boff. Ele afirma que “até hoje não achamos cura para essa ferida interior” [a corrupção, por óbvio]. Como solução ele propõe “desmarcarar o corrupto, deixando-o nu diante de sua corrupção; e a pura e simples expulsão do paraíso, quer dizer, tirar o corruptor e o corrompido da sociedade e metê-los na prisão”.

Por um lado posso dizer que para um homem com formação religiosa achei curioso que ele não destaque o papel da educação para a prevenção do fenômeno da corrupção. Especialmente para alguém, como ele deixou claro, que enxerga a corrupção como um fenômeno moral.

Por outro lado é bastante importante destacar, para alguém que tem em sua formação um viés marxista, que ele não destaque o papel das instituições como instrumentos de combate e prevenção da corrupção.

Por fim, acho lamentável que um teólogo e filósofo adote uma perspectiva tão restrita para uma questão tão ampla. Por óbvio que a punição é algo fundamental para que se combata a corrupção, mas reduzir a solução do fenômeno a isso é algo absolutamente inconcebível.

Poderia então o senhor Boff, por último, pontuar casos concretos sobre a aplicação dos princípios que propõe.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: