Publicado por: blogdamariazinha | 31/08/2012

PIBinho de 0,4% no 2º trimestre de 2012, mais uma “desrealização” de Dilma

Um ano de PIB praticamente estagnado. Mais uma desrealização do governo Dilma.

São quatro trimestres seguidos de pífio crescimento da economia brasileira. No terceiro trimestre de 2011 houve uma retração de 0,2%, no quarto trimestre do ano passado houve um crescimento ridículo de 0,1%, o mesmo percentual anterior de crescimento de 0,1%, agora o Produto Interno Bruto teve o “estrondoso” crescimento de 0,4%. Uma vergonha, especialmente se pensarmos no potencial que o país tem.

O senhor Guido Mantega, ministro da Fazenda, com seu costumeiro otimismo sem base real, afirma que o pior da desaceleração da economia já passou. Será, senhor Mantega?

Será que a economia europeia já entrou nos trilhos? Não parece. Será que a economia americana está em recuperação ou apenas “patinando” entre aspectos positivos e negativos? Sem ser especialista, mas pessoa atenta, julgo que está mais para a patinação. Será que a China vai recuperar seus ritmos anteriores de crescimento ou se manterá em ritmos mais modestos? Não tenho a menor ideia. Será que esse grande crescimento dos preços internacionais dos alimentos não irá prejudicar a recuperação mundial e brasileira? Será que o necessário ajuste que a Petrobras tem que fazer – e já começou – nos preços dos combustíveis não irá prejudicar a situação interna?

O que esse governo poderia ter feito ao longo desses seus quase dez anos de poder não o fez. Não melhorou a infraestrutura econômica do país, ajudando a melhorar nossa eficiência econômica e a produtividade, além, claro, como subproduto essencial, a qualidade dos empregos e da renda em nosso país.

O que esse governo poderia ter feito ao longo desses seus quase dez anos de poder não fez, por várias vezes. Não reduziu o custo país, não reduziu os impostos, não incentivou a competição interna e a competitividade internacional. Agora, por isso e muito mais, pagamos caro quando o mundo se vê em crise.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: