Publicado por: blogdamariazinha | 20/08/2012

Campanha eleitoral: propostas e críticas ou baixarias e mentiras?

campanha eleitoral é momento de crítica, disputa, apresentação de proposições e de currículos, tudo feito de maneira clara, sem subterfúgios e, principalmente, sem baixaria.

Amanhã – faltando 46 dias para as eleições – começa de forma mais efetiva e decisiva a campanha eleitoral. É quando tem início os programas de rádio e televisão.

É um sinal de nosso amadurecimento político e da estabilização de nossa democracia não termos mais aquelas campanhas imensamente longas, dispendiosas, fatigantes, irritantes e pouco produtivas. Nossas campanhas eleitorais, como nos países democráticos mais experimentados, têm uma duração – ao meu juízo – suficiente.

Campanhas eleitorais são momentos para basicamente duas coisas: criticar aquelas propostas/ações com as quais não se concorda e, principalmente e muito mais importante, apresentar as suas ideias, propostas e projetos para a função pública que se disputa.

Campanha eleitoral tem, sim, os seus momentos de tensão e disputa. Mas, acho importante destacar, tudo deve ser feito dentro de um debate franco, aberto, crítico. Olho no olho.

Falo disso pois hoje li na Coluna Praça Oito, do jornal A Gazeta, que “nos comitês eleitorais já circulam boatos de que, com a propaganda eleitoral na TV, virão também os ataques pessoais contra candidatos, por meio de perfis falsos na internet”.

Conhecendo um pouco de política penso que os candidatos que se utilizarem desse tipo de expediente terão pouco ou nenhum sucesso. O eleitor não gosta desse tipo de baixaria eleitoral. Não é fofocando, mentindo ou não querendo assumir as críticas que se ganha voto de ninguém, ou quase ninguém. Como alguém que se dispõe a esconder-se por meio de perfis falsos terá condições de exercer um mandato que a todos seja acessível?

Críticas devem ser e – por óbvio – serão feitas, mas tudo ás claras. Quem não têm medo do que critica, porque sabe da justeza e da necessidade de fazer isso, deve assumir a sua atitude. É simples assim, penso eu.


Responses

  1. Chiii, vai começar tudo de novo? A baixaria? ,Uns acusando outros, estou até vendo, ainda bem que tenho TV paga, chega de abobrinhas, construir um mega hospital central para atender a demanda de quem depende do SUS, aparelhar melhor a policia no geral, só promessas, reformam praças, asfaltam ruas, gastam com eventos, i o povão adora muvuca, e depois? Só reclama! Disso estou saturado, corrupção nem me falem, gastaram uma fortuna até agora com reformas de estádios pra a copa 2014, isso dá ibope, infelizmnente! Já leram a entrevista do romario sobre isso? Pobres zumbis que veem/ouvem isso e nem se manifestam! Votem neles! Depois não reclamem!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: