Publicado por: blogdamariazinha | 17/08/2012

Joaquim Barbosa propõe as primeiras punições no Mensalão: corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato

Por conta das intensas dores que sofre por causa de problemas na coluna, em muitos momentos o ministro Joaquim Barbosa leu o seu voto de pé. Isso, no enanto, não o impediu de pedir punição para os quatro de que tratou ontem.

Começou ontem, enfim, a parte decisiva do julgamento da Ação Penal 470 – o famoso Mensalão – no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Joaquim Barbosa começou a proferir o seu voto. Sofrendo de muitas dores e a toda hora se movendo na cadeira e eventualmente até de pé o ministro começa a fazer história em nosso país.

A sentir pelo começo do voto do ministro Joaquim Barbosa podemos esperar uma série de pedidos de punição para vários dos envolvidos. A seguir a toada inicial e, claro, tendo o apoio da maioria dos membros, o STF, além de prender inúmeros dos mensaleiros, dará duro recado contra a corrupção e a impunidade em nosso país.

Segundo o ministro Joaquim Barbosa Marcos Valério, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, sócios na agência de publicidade SMP&B, cometeram atos de corrupção ativa e peculato, já o senhor João Paulo Cunha, deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e na época presidente da Câmara dos Deputados, cometeu crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato.

Evidente que ainda falta tratar dos outros trinta e poucos acusados, mas a indicação desse primeiro e curto dia de acusação, ontem, já nos mostra um voto consistente com as acusações e preocupado em promover a justiça e a punição para os malfeitores.

Assim acabará aquela conversa fiada do senhor Lula e dos mensaleiros de que nada aconteceu ou de que o que houve foi apenas o crime de caixa 2 para pagar dívidas de campanha eleitoral.

Esperemos pelos próximos episódios do julgamento para sabermos o que esses tantos outros acusados – inclusive o chefe da quadrilha, conforme a acusação do MPF, senhor José Dirceu – aguardam.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: