Publicado por: blogdamariazinha | 03/08/2012

Um julgamento histórico começou: os mensaleiros no banco dos réus

Começou o maior julgamento de casos de corrupção de nossa história. Aqui o Plenário do STF no início da primeira sessão de julgamento do Mensalão.

Agosto será para os petistas a partir de agora, definitivamente, o mês do desgosto. Começou, ontem, o julgamento do maior crime de corrupção já registrado na história desse país: a ação penal 470, conhecida popularmente como Mensalão.

Parodiando o chefe dessa turma – que infelizmente está fora do banco dos réus – poderemos dizer que “nunca antes na história desse país tivemos um julgamento que envolva corrupção de tal monta”.

Fiquei muito feliz que a maioria do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) tenha rebatido de pronto as tentativas protelatórias que foram feitas no primeiro dia.

Penso que o senhor Carlos Ayres Britto, presidente do STF, está agindo com firmeza para que o calendário estabelecido para o julgamento seja cumprido e que a sociedade brasileira conheça até o mês de setembro o resultado disso.

O melhor de tudo é que – fora alguma medida de protelação final, aqueles tais embargos de declaração – os que forem condenados não terão muito o que fazer, logo logo estarão cumprindo suas penas e com certeza espero ver alguns desses 38 acusados passando algum tempo na cadeia.

Evidente que nem todos serão condenados. O próprio procurador-geral da República irá pedir a condenação de 36 dos 38. Desses – podemos esperar – penso eu a condenação de vários, mas, mesmo assim, alguns com penas que possibilitem o cumprimento da punição fora da cadeia.

De todo modo é de se esperar que o senhor Marcos Valério, o operador, o senhor Delúbio Soares, o gerente, e o senhor José Dirceu, o chefe da quadrilha, sejam condenados. Nas próximas semanas teremos o resultado. Já temos, com toda certeza, como tem destacado vários comentaristas uma grande vitória contra a impunidade.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: