Publicado por: blogdamariazinha | 01/08/2012

Sacolas biodeSAgradáveis

Essas sacolas biodesagradáveis precisam ser substituídas por sacolas realmente biodegradáveis.

Essa história das sacolinhas plásticas dos supermercados, ao que parece, ainda vai render muitas outras. Quanto mais vai se puxando o fio do novelo mais coisas vamos descobrindo.

Conforme o jornal A Gazeta divulgou hoje foi realizado um teste pela TV Gazeta com três tipos de sacolinhas, uma comum, uma biodegradável brasileira e uma biodegradável europeia.

O teste consistiu em enterrar cada uma delas em vasos que ficaram expostos a sol e chuva por um período de 180 dias, que é a promessa de tempo que havia sido feita para que a sacolinha biodegradável brasileira sofresse a decomposição.

Os resultados foram bastante instrutivos sobre a enganação a que fomos submetidos nos últimos tempos.

A sacola comum, claro, não sofreu nenhum tipo de degradação. A sacola europeia pedaços de plástico sumiram e ela ficou bastante decomposta, já a sacolinha “biodegradável” brasileira ficou com pequena – muito pequena – decomposição.

A empresa responsável pela produção das sacolinhas “biodegradáveis” brasileiras, Extrusa-Pack, justificou a não decomposição com a afirmação de que “o teste foi feito de forma equivocada, para se decomporem em 180 dias, as sacolas precisam da ação dos micro-organismos, em ambiente de compostagem, o que não acontece dentro dos vasos”.

A resposta do professor de Ecologia da Universidade Federal do Espírito santo, Luiz Fernando Schettino, responsável técnico pela condução do teste me pareceu muito adequada e justa. Segundo ele “nossa sacola precisa evoluir. Não vamos encontrar, no dia a dia, as condições ideais de método de compostagem”.

Agora é preciso parar com a demagogia e fazer sacolas ecologicamente eficientes, depois passem ao discurso ambientalmente correto. Essa obrigação está com os supermercados e a empresa produtora das sacolinhas. O Ministério Público do Espírito Santo, que se meteu no imbroglio porque quis, tem, agora, a obrigação de fiscalizar isso e fazer com que tenhamos as tais sacolinhas biodegradáveis.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: