Publicado por: blogdamariazinha | 01/08/2012

Em dois anos, senhor Tadeu Marino, muitas pessoas irão morrer

Esse é o senhor Tadeu Marino, secretário de saúde do Espírito Santo, que quer que nossos doentes esperem dois anos para serem internados sem precisarem recorrer a Justiça. Fala sério, senhor Marino.

O bestialógico que produzem os gestores de políticas públicas em nosso estado vai, pouco a pouco, ganhando ares de uma enciclopédia. São tantos os absurdos que se afirmam que é de se duvidar de onde se arranjam essas pessoas para cuidarem das políticas públicas.

Até agora o senhor Henrique Herkenhoff, secretário estadual de segurança pública e defesa social, era o campeão, sua capacidade de afirmar bobagens parece ilimitada. Agora ele ganha a companhia do senhor Tadeu Marino, secretário estadual de saúde.

Li no jornal A Gazeta de ontem, entre espantada e horrorizada, uma absurda declaração desse senhor. Ao falar sobre a crise dos leitos de hospital e a decisão da justiça de garantir o atendimento aos doentes, o senhor Marino saiu-se com a “brilhante” afirmação de que dentro de dois anos não será mais necessário entrar na Justiça para garantir a internação.

Talvez o senhor Marino não conheça o grande economista John Maynard Keynes, mas esse economista inglês tem uma frase que se aplica perfeitamente a essa absurda declaração do secretário: “a longo prazo todos estaremos mortos”.

Como pode esse senhor Marino querer que o cidadão espere dois anos para não precisar entrar na Justia para garantir o atendimento. Talvez fosse o caso dos cidadãos falarem para o senhor secretário de saúde que dentro de dois anos, uma vez cumprida essa sua promessa, os cidadãos voltariam a pagar os seus impostos, ou ao menos a parte dos tributos que vai para a área dele.

No contrato social que vigora em nosso país, senhor Marino, o cidadão paga os seus impostos e deve receber do governo – especialmente na área da saúde com o Sistema Único de Saúde (SUS) – atendimento geral e completo. O serviço público de saúde tem a sua vida facilitada por milhões de brasileiros que têm planos de saúde privada e mesmo assim assim não consegue resolver o problema das internações e o senhor secretário quer que esperemos dois anos. Fala sério, senhor Marino.

O senhor deveria isso sim verificar como funciona o sistema de internações e ocupações de leitos, talvez o senhor tenha alguma surpresa. Na verdade já deveria ter feito isso há muito tempo, não sei mesmo o que o senhor anda fazendo nesses 19 meses que está secretário de saúde. Talvez possa explicar aos cidadãos capixabas também isso, além, claro, de como farão as pessoas doentes para esperar por dois anos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: