Publicado por: blogdamariazinha | 30/07/2012

Caminhoneiros em greve, por causa da incompetência e autoritarismo do governo federal, chantageiam o país

Aí está o que o governo federal criou: uma baita dor de cabeça para o cidadão brasileiro, prejuízos para os caminhoneiros e para a sociedade. A necessidade de modernização e humanização das nossas relações de trabalho deve ser feita de modo negociado e não messiânico e autoritário. Assim só se conseguem situações como essa que o país vivencia nos últimos dias. Uma greve ilegal estimulada pela incompetência do governo.

A frase de Garrincha é clássica, depois que o técnico lhe orientava sobre o que deveria fazer, “o senhor já conversou com os russos, seu Feola”.

Esse me parece o caso com essas greves de caminhoneiros que desde a semana passada causam transtornos em todo o país, cmprometendo, além das viagens de férias de muitas pessoas, prejudicam a própria economia brasileira.

Esses protestos – ilegais ao meu juízo, pois impedem o constitucional direito de ir e vir – são fruto da Lei federal 12.619 que “obriga o trabalhador a ter descanso de 11 horas entre duas jornadas de trabalho, uma hora por dia de parada para almoço e repouso de 30 minutos a cada quatro horas rodadas. A lei foi publicada pelo Governo Federal no dia 30 de abril e tem como objetivo evitar que motoristas rodem dia e noite sem paradas, para diminuir o número de mortes nas estradas”, conforme destaca matéria do site http://www.g1.globo.com.

Evidente que as relações trabalhistas em nosso país precisam ser modernizadas e humanizadas, isso, ao que parece, ninguém discute, eventualmente as propostas diferem em que caminho seguir para alcançarmos esses objetivos, mas, para que essas medidas sejam colocadas em prática é preciso, além de discussão, negociação e convencimento – e não imposição, que exista uma estrutura para que as paradas possam ser feitas, como bem argumentam os caminhoneiros.

O governo com seu espírito messiânico e autoritário consegue criar uma desnecessária confusão e desorganização do setor. Como não gosta de negociar e ouvir os divergentes acabou estimulando esse comportante ilegal e absurdo dos caminhoneiros. Difícil será, agora, desfazer esse imbroglio. E aí Dilma, como será?


Responses

  1. Concordo totalmente com seu comentário…governo autoritário que apenas impõe suas condições sem se preocupar com as consequencias.

  2. pelo menos agora somos legalizados perante a constituição temos um salario como parametro para a aposentadoria ,quem sabe agora com novas leis quem sabe apareserão jovem que possam subtituir a falte de milhares de motoristas que faltam não adianta só fabricar caminhõesé nescessario pessoas para conduzilos ,espero que tudo isso venha para mudar ,creio que é só o começo de uma grande mudança para todos caminhoneiros e transportadores,e produtores, para mim são esses os ERROIS brasileiros sem eles tudo para. atenciosamente Neudi.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: