Publicado por: blogdamariazinha | 25/07/2012

Decidindo a vida na sorte: a questão da saúde no ES

Um pouco de humor para enfrentar essa barbaridade cotidiana que os cidadãos sofrem com o sistema de saúde no Espírito Santo. Uma vergonha, um absurdo, uma desumanidade. Falta de ética total e completa.

Não bastasse a péssima situação em que nos encontramos no que se refere a questão da segurança pública, com roubos e furtos em larga escala, homicídios em abundância, o crime dominando regiões das cidades e muito mais, também na saúde vivenciamos um problema que suscita a mais viva indignação de qualquer pessoa que para além de algum sentimento ético tenha um mínimo de consideração pela vida humana.

Fiquei absolutamente horrorizada com a situação descrita na matéria do jornal A Gazeta de hoje que relata a situação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em nosso estado.

Como chama atenção a matéria: “vaga decidida na sorte”. Como é possível beiramos a esse ponto de indignidade? A que ponto de desumanidade conseguiram os gestores públicos da saúde permitir a que chegássemos?

Não existe na área de saúde um sistema de regulação de vagas? Como acreditar que os médicos tenham que decidir entre duas crianças aquela que terá maiores chances de viver, ao conseguir a vaga na UTI Pediátrica?

A Gazeta de hoje relata casos como esse, bem como o de um menino com pneumonia grave e uma séria infecção espera desde a última sexta-feira por uma vaga de UTI?

Já passou da hora dos órgãos de controle, como o Ministério Público, o Tribunal de Contas, o Conselho Regional de Medicina e a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, fazerem uma séria investigação sobre esse setor, tão fundamental para a vida, tão fundamental para uma vida digna.

Até quando os cidadãos, pagadores de impostos e merecedores de uma vida digna, não só por que pagam os tributos, mas pela simples existência como seres humanos, terão que suportar essas barbaridades por parte do poder público?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: