Publicado por: blogdamariazinha | 23/07/2012

Impunidade e falta de presença policial é tão grande que dois jovens aterrorizam Jardim Camburi por quase uma hora

Com dados como esse, apresentados em passeata no Rio de Janeiro, de onde é a foto, fica difícil acreditar que consigamos vencer a violência. Precisamos de presença policial, que quase não há, e punição para os criminosos.

O colapso do aparato de segurança pública no Espírito Santo é um evidência que as notícias que diariamente são estampadas nos jornais e, mais – muito mais – importante que isso, que os cidadãos vivenciam no seu cotidiano nas cidades capixabas, só fazem confirmar.

Evidente que não penso que essa é uma situação insanável, que estamos condenados a continuar sofrendo desse absurdo grau de violência.

Precisamos, no entanto, de ação. Ação que, claro, deve ser planejada, mas que deve ser realizada, não apenas discutida. Precisamos de ação a qual seja dada a devida prioridade de recursos – humanos e materiais – e que envolva um conjunto de instituições, além das estaduais, constitucionalmente responsável, e a federal, concentradora dos recursos públicos, também as municipais, conhecedora da vida cotidiana dos cidadãos, nós, afinal, vivemos nos municípios. Precisamos que a impunidade, de alto a baixo, seja combatida com efetiva ação do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Não é possível aceitar – e isso deveria envergonhar o aparato de segurança pública estadual – que dois jovens, um de 15 e outro de 16 anos, consigam aterrorizar várias ruas de um bairro populoso de nossa capital por quase um hora, como hoje noticia o jornal A Tribuna.

Alguns irão dizer, mas Mariazinha como é possível para a polícia prever uma situação dessas? Claro que é difícil, senão impossível que a polícia acompanhe a situação em cada rua de cada bairro de nossas cidades. O que – penso eu – leva a esse tipo de coisa, no entanto, é a falta de um policiamento mais ostensivo e, talvez principalmente, a tranquilidade que os criminosos sentem hoje para realizarem seus atos.

Só isso – penso – justifica que dois jovens possam imaginar praticar um arrastão nas ruas de Jardim Camburi em pelno meio da tarde de domingo.

A polícia está ausente de nossas vidas comunitárias, a impunidade campeia solta em nossa sociedade, assim, com toda certeza, será difícil, senão impossível, reduzirmos a violência que nos atormenta a existência.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: