Publicado por: blogdamariazinha | 20/07/2012

Telefonia celular em crise: o modo de gestão petista em evidência

O governo – Ministério das Comunicações e Anatel – quer fazer de conta que o problema da telefonia celular é só das empresas, não é. Eles regulam mal e fiscalizam de maneira ainda pior e as culpadas são só as empresas? Não. Os três o são: empresas, ministério e Anatel.

O setor de telefonia celular no Brasil cresce, já há muitos anos, a ritmos elevados. Já temos hoje 256.130.000 linhas de celular em funcionamento no país, como nossa população não chega aos 200 milhões de habitantes, temos cerca de 1,3 celular por habitante.

Os preços dos aparelhos e das ligações também sofreram ao longo dos anos alguma redução. Hoje já é possível se ter um celular e usá-lo mais cotidianamente. Poucos se lembram como era caro o serviço quando ele se iniciou lá na década de 1990. Isso é normal de acontecer.

O que não é normal, nem aceitável é a demagogia política que o governo faz com a crise do setor de telefonia.

Primeiro, a questão foi suscitada por ações de procons e do Ministério Público.

Segundo, o governo deveria fazer trabalho decente de regulação e fiscalização/controle do setor, para impedir que a situação chegasse ao ponto em que chegou.

Terceiro, o governo usa da crise para querer mostrar algum tipo de ativismo e para levantar um discurso antiempresarial, como se fosse o governo muito eficiente e responsável e as empresas muito ineficientes e irresponsáveis.

A responsabilidade, ao meu juízo, é das três partes do jogo: as empresas, que deveriam fazer os investimentos necessários para a ampliação da base de clientes e dos serviços oferecidos; do ministério de comunicação, que deveria promover discussões e projetos para uma regulamentação decente do setor, e da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) que deveria fiscalizar o cumprimento das regulamentações.

Porque a crise chegou ao ponto em que estamos? Por que os três – empresas, governo e ANATEL, não cumpriram com as suas obrigações. O governo da senhora Dilma e o seu ministro das comunicações, senhor Paulo Bernardo, deveriam parar com a demagogia e fazer algo para defender os cidadãos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: