Publicado por: blogdamariazinha | 19/07/2012

Eliana Calmon é uma mulher porreta

Cada vez mais admiro essa baiana porreta, mulher de fibra, dignidade, que é a senhora Eliana Calmon. Ontem, embevecida, assisti a sua palestra no evento comemorativo dos 55 anos do TCEES.

Estive ontem no Centro de Convenções de Vitória para as comemorações dos 55 anos do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo. Foi um gesto político de minha parte para que, com o que tenho de simbolo na renovação naquela Corte de Contas, expressasse o apoio ao processo de mudanças que novamente acontece por lá.

Mais estimulada a participar do evento fiquei pois vi que na programação estava prevista a palestra da Ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Corregedora Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon. Não me arrependi, com toda certeza o que dela ouvi só fez aumentar a admiração que por ela sinto.

A senhora Eliana Calmon demonstrou, mais uma vez, não ser uma quixotesca figura, é, isso sim, pessoa que tem a dimensão do que é possível e do que não é, e daquilo que precisamos, e podemos, apressar. Tem visão de processo na construção da mudanças que precisamos.

Percebe a senhora Calmon que o Judiciário é um dos entraves para as necessárias modificações que o país precisa.

Destaco especialmente de suas palavras dois aspectos: a importância da publicização dos dados e informações, que ela tanto ajudou a implementar no Poder Judiciário brasileiro e o papel da Ficha Limpa e o fato de que essa legislação de origem popular só foi aprovada por conta da pressão da sociedade.

Por fim, como bem destacou o jornal A Tribuna, vale dizer que uma questão por ela levantada e que me fez mesmo puxar as palmas à Ministra, é que ter dirigentes ineficientes, incompetentes é uma forma de corrupção, isso vale para qualquer poder.

Parabéns ao presidente do TCEES, Conselheiro Carlos Ranna, pelas mudanças que está operando na Casa e pelo convite a senhora Ministra Eliana Calmon para ser a palestrante magna do evento. Fiquei muito feliz de, simbolicamente, colocar, depois de longo período, os pés no Tribunal de Contas.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: