Publicado por: blogdamariazinha | 18/07/2012

Mobilidade Urbana – Propostas de Luiz Paulo (3)

As propostas de Luiz Paulo – 45 preconizam diversidade e ação para tratarmos dessa questão central para a qualidade de vida na nossa cidade.

MOBILIDADE URBANA

Extraído do site WWW.TUCANOSDAILHA.COM.BR – LUIZ PAULO 45

As ruas das cidades brasileiras são ocupadas em média por: 80% pelos carros e 20% pelos ônibus. Os carros transportam 20% das pessoas e os ônibus transportam 80% delas.

Portanto a lógica dos investimentos públicos deveria ser a de privilegiar o transporte público eficiente, rápido, barato, e de qualidade. Mas apesar de alguns anúncios recentes sobre metrôs, VLT’s e corredores exclusivos para ônibus, anunciados Brasil afora, pouca coisa tem sido feita com relação a mobilidade das cidades.

Vitória não mostra uma realidade diferente. O número de carros de passeio cresceu, e a quantidade de obras realizadas de forma desordenada também. E as obras se arrastam, demoram para serem concluídas, enquanto o trânsito fica cada vez pior.

Uma cidade é um organismo vivo, que se modifica o tempo todo, e o desafio da equipe que a governa é estar trabalhando continuamente para prevenir e solucionar rapidamente questões que interferem no dia a dia dos cidadãos, enquanto planeja as soluções para o futuro da cidade.

É com planejamento, estratégia, e inovação que solucionaremos a questão da mobilidade urbana. De maneira integrada e inteligente, ou seja, redesenhando as vias para que haja um perfeito convívio entre os carros, os ônibus e, principalmente, os pedestres e as bicicletas, com a retomada e a ampliação da calçada cidadã, e com a criação de ciclovias e ciclofaixas.

O Governo do Estado anunciou recentemente que vai implantar na Grande Vitória o BRT, corredor exclusivo de ônibus, para dar mais velocidade ao transporte coletivo. Nosso compromisso será o de dar total apoio ao Governo, para que tenha todas as facilidades em trabalhar rápido em nossa cidade.

Mas queremos muito mais:

Atuaremos desde o primeiro dia de nosso mandato para reorganizar as vias urbanas, permitindo que o trânsito flua com maior rapidez por toda a nossa cidade;

Vamos criar, em alguns locais, binários que facilitem o ir e vir das pessoas, em harmonia com o transporte coletivo, e que ajudem a desenvolver o comércio de cada região (com maior capacidade de vagas);

Vamos revitalizar e duplicar a rodovia Serafim Derenzi, gerando maior fluidez no trânsito, e mais segurança para os usuários e para a população;

Vamos também desenvolver programas de reurbanização que permitam a integração do trânsito local com o trânsito das vias de maior velocidade;

E fundamentalmente vamos propor a criação da Agência Metropolitana de Mobilidade Urbana, para que as melhores soluções sejam estudadas e executadas de forma integrada;

Chegou a hora de implantarmos esses projetos, em conjunto com uma nova concepção urbana da Costa Oeste da ilha. Chegou a hora de voltar a contribuir para que Vitória seja a melhor capital em qualidade de vida do Brasil.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: