Publicado por: blogdamariazinha | 16/07/2012

E agora que a Cruz Vermelha descobriu – enfim – que a Síria está em guerra civil o que está esperando a comunidade internacional?

Cerca de 10 mil pessoas já morreram na Síria desde o início do conflito no ano passado. Quantos mais precisarão morrer para a comunidade internacional fazer algo?

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), importantíssima organização de auxílio, declarou ontem – finalmente – que a Síria se encontra em estado de guerra civil.

Isso é um passo importantíssimo pois obriga os lados em conflito – especialmente, nesse caso, o governo sírio – a proteger os civis e todos aqueles que não estão envolvidos no conflito. Caso isso não ocorra os envolvidos poderão ser processados e punidos pela Corte Internacional de Justiça.

É uma pena, penso eu, que essa decisão tenha demorado tanto. Não custa lembrar que o conflito na Síria, que tem ganhado cada vez mais força, já começou há exatos 17 meses e que as matanças de civis têm sido cotidianamente registradas.

Não bastasse todo o sofrimento que um conflito dessa natureza causa, foram registrados inúmeros massacres ao longo desses meses e a comunidade internacional tem se mostrado incapaz de tomar uma decisão mais incisiva, como tomou, por exemplo, na Líbia.

Será que a Síria não tem petróleo e isso afeta as decisões? Será pela sua proximidade geográfica ao Irã e Israel e isso tolhe iniciativas mais ousadas?

Porque isso acontece eu não sei responder, mas que é – como já coloquei aqui neste Blog no ano passado, ainda no mês de abril https://blogdamariazinha.wordpress.com/2011/04/25/das-obrigacoes-morais-decorrentes-das-acoes-politicas-o-caso-da-siria-de-bashar-al-assad/ – uma obrigação moral da comunidade internacional fazer algo para livrar a população síria daquele regime brutal, cruel e desumano, isso eu continuo pensando.

Segundo as informações disponíveis já morreram cerca de 10 mil pessoas desde o início do conflito. Quantos mais terão que morrer para que a comunidade internacional faça algo?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: