Publicado por: blogdamariazinha | 09/07/2012

Vitória Verde – Propostas de Luiz Paulo (2)

Ações integradas da sociedade e de escopo variado, das pequenas às muito grandes. Luiz Paulo apresenta suas primeiras ideias sobre a questão do meio ambiente na cidade de Vitória.

(extraído do site WWW.TUCANOSDAILHA.COM.BR)

No mês de junho, participei da Rio+20. Fui à Conferência, especialmente interessado no papel das cidades na batalha contra os efeitos do aquecimento global.

Fui ouvir especialistas de várias partes do mundo, falando sobre a importância das prefeituras na construção de um mundo sustentável. Fui ouvir boas ideias, ve exemplos que deram certo, fui aprender.

E depois de tudo o que assisti, saio da Rio+20 ainda mais convencido do protagonismo que as cidades terão com relação às questões ligadas ao meio ambiente. As prefeituras terão o dever de promover políticas de desenvolvimento sustentável.

É isso que pretendemos fazer na prefeitura de Vitória. E é o que já estamos fazendo na nossa campanha. Estamos trabalhando por uma eleição limpa, com plantio de árvores que compensarão a emissão de carbono gerada pelas nossas atividades.

Trabalharemos e preservaremos o meio ambiente. Ajudaremos a promover a conscientização ecológica dos eleitores, enquanto explicamos nosso projeto de fazer de Vitória uma cidade verde, inteligente e criativa.

Vitória pode se tornar uma cidade sustentável com ideias inovadoras, projetos bem executados, uma administração competente, e acima de tudo, com uma efetiva participação popular.

O meio ambiente é de todos, e se cada um contribui com uma parcela, pequenina que seja, a gente tem tudo para transformar o mundo num lugar melhor. Podemos separar o lixo doméstico, economizar no tempo do banho, reutilizar o papel no trabalho, na escola… podemos tomar uma porção de atitudes que resultam num grande gesto para o planeta.

E as prefeituras também podem, e devem tomar atitudes. Devem agir em conjunto com os setores envolvidos e os cidadãos, e acompanhamento dos órgãos públicos de controle, e da sociedade.

Algumas das ações que pensamos são:

· Implantar um programa de gestão responsável dos recursos hídricos em parceria com a CESAN – definindo metas de investimento e política tarifária;

· Desenvolver o Projeto Terra Verde, com coleta de água das chuvas, energia solar; gestão das áreas verdes e dos parques da cidade, e a revitalização do centro histórico, direcionando a ocupação e o uso do território do município de acordo com os melhores padrões de sustentabilidade urbana;

· Implantar um programa de eficiência energética, de gestão de resíduos sólidos e líquidos, envolvendo reciclagem, reuso e aproveitamentos energéticos,

· Formular e iniciar a implantação de um plano de ordenamento do subsolo da cidade com instalação de galerias técnicas e eliminação gradual das fiações aéreas e dos postes, a começar pelo centro e pelas áreas de interesse turístico e comerciais, assim como nas vias identificadas no PDU;

· Trabalhar a questão da mobilidade urbana, buscando a construção de uma política pública para a Região Metropolitana da Grande Vitória.

Assim pensamos, assim agimos na campanha, e assim agiremos durante o mandato, tudo para construir a capital verde e sustentável do país.

E para demonstrar nosso compromisso desde o início de nossas atividades, e zerar as emissões de gases de efeito estufa da nossa pré-campanha, convido a todos para a primeira ação pública de nossa campanha sustentável: o plantio de 28 árvores no Bairro de Goiabeiras, no dia 15 de julho.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: