Publicado por: blogdamariazinha | 09/07/2012

Mais uma contribuição do governo federal para o ES: HUCAM corta 50% dos atendimentos

Absurda a situação que vive o Hospital das Clínicas, como é mais conhecido o HUCAM, faltam profissionais e muito mais, outro presente do governo federal para o Espírito Santo.

A situação do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM), conhecido como Hospital das Clínicas, está pra lá de crítica. Na verdade, está uma grande m….

E o culpado por isso tem nome e sobrenome: GOVERNO FEDERAL.

Dos 32 leitos de urologia só 14 estão ativos; dos 24 leitos de UTI Neonatal só 14 estão funcionando, tem apenas 6 leitos de UTI adulto e dos 320 leitos que PODERIA ter SÓ 200 FUNCIONAM.

O déficit de funcionários, conforme leio na matéria do jornal A Gazeta de hoje, é de 800. Se esses funcionários estivessem lá, segundo o diretor, Emílio Mameri, poderiam ser feitas mais 600 cirurgias, além das 1.200 que já são realizadas, e aumentar a quantidade de exames de ultrassonagrafia em 40%, entre outras coisas.

A situação que já está feia, pode ficar ainda pior. No final de agosto vence o convênio que garante a presença de 374 funcionários no hospital. O que será então sem esses profissionais? Sabe Deus.

Os prejuízos vão além disso. Comprometem a formação dos estudantes de oito cursos da área biomédica da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialmente dos cursos de Medicina e Enfermagem.

O protesto do estudante de medicina, Wagner Knoblauch, que irá se formar em dezembro desse ano, resume a situação: “é triste ver a unidade, a quem devo minha formação, numa situação como essa (…) o descaso do governo federal na saúde e na educação é enorme”.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: