Publicado por: blogdamariazinha | 06/07/2012

Por que cobram pelas sacolinhas plásticas nos supermercados?

Se ninguém mais fizer a sua parte logo estaremos, como esses dois simpáticos peixinhos, fazendo a mesma pergunta.

Realmente esse negócio de cobrar pelas sacolinhas plásticas em supermercados me parece apenas uma ideia para gerar redução de custos para os supermercados.

Explico o porque da minha opinião. Eu que até já achei que seria uma coisa boa para o meio ambiente, mas que mudei de ideia sobre a real motivação para essa cobrança das sacolinhas.

Todo o discurso que se faz para justificar a cobrança das sacolinhas plásticas é o discurso ecológico de proteção do meio ambiente, mas quando entramos em um supermercado o que mais vemos são produtos com embalagens plásticas ou de produtos ainda mais difíceis de serem dissolvidos no meio ambiente.

Por que só os cidadãos tem que assumir a responsabilidade pelo meio ambiente? Por que as empresas industriais e comerciais não assumem um compromisso com a redução desse tipo de embalagem plástica?

Não é possível que os cidadãos sejam responsabilizados por tudo. Governos e empresas adoram muitas vezes transferir parte de suas responsabilidades para os cidadãos. É mais prático, é mais cômodo, é mais barato. Quando assumirão eles, governos e empresas, também a sua parte?

Se queremos realmente incentivar propostas de melhorias para o meio ambiente todos têm que fazer a sua parte, cidadãos, empresas e governos.

Não é possível, nem aceitável, que alguns sejam mobilizados para uma contribuição que, claramente, outros setores não estão dando. Cabe aqui, penso eu, aquele velho lema dos mosqueteiros de Alexandre Dumas: “um por todos, todos por um”.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: