Publicado por: blogdamariazinha | 27/06/2012

População cansa de esperar a Polícia e age violentamente, caminhamos para a barbárie?

Mais um dia de grande violência na Grande Vitória. Até quando ficaremos reféns da insegurança sem vermos a ação das forças policiais?

Ontem, e mais uma vez, o bairro de Jardim Carapina, na Serra, viveu dias de absurda situação de violência.

Depois de assaltarem uma padaria no bairro dois jovens traficantes se depararam com rivais de outra gangue do tráfico da região, um deles foi morto a tiros e o outro acabou por tentar se refugiar no mesmo estabelecimento comercial que havia acabado de se refugiar.

Sem pestanejar populares cercaram a padaria, não permitindo a evasão do meliante. A Polícia Militar foi acionada e prendeu o jovem que, diante das opções, se entregou facilmente.

A população revoltada atacou os carros da Polícia e tentava a todo custo linchar o referido bandido. Policiais e seus carros foram apedrejados e só com a utilização de bombas de efeito moral e de tiros de bala de borracha a Polícia Militar, que teve que convocar o Batalhão de Missões Especiais (BME), conseguiu se retirar do local com o preso.

Para destacar a percepção equivocada e distante da realidade do aparato de segurança pública do Espírito Santo da terrível situação que os cidadãos enfrentam e as reações mais violentas que isso tem gerado é importante destacar uma declaração do tenente-coronel Nylton Rodrigues, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar na Serra. Segundo ele “tivemos viaturas foram danificadas e militares feridos. O detido já estava sob nossa escolta. Tínhamos que garantir a integridade dele. E não há justificativa para as pessoas agredirem quem as protege”.

Como as protege, comandante? E pela insegurança, pelo colapso das estruturas de controle da criminalidade, que os cidadãos estão revoltados com a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Secretaria de Segurança Pública e o Poder Judiciário em terras capixabas. Será que nem isso os senhores conseguem perceber?

Que não tenhamos, até hoje, um plano para a área de segurança pública em nosso Estado, pode se compreender pela incompetência dos gestores que têm passado pela área nos últimos anos, mas que os senhores da Polícia, que não deveriam ser afeitos a politização da segurança, não percebam o ânimo da população é muito preocupante também.

Será que estamos caminhando para a barbárie? Será que vamos aderir a Pena de Talião, olho por olho, dente por dente?

Com a palavra as estruturas oficias de segurança pública de nosso estado.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: