Publicado por: blogdamariazinha | 18/06/2012

Traficantes de emendas parlamentares

Esses são dois dos supostos envolvidos: Geraldo Damasceno (PT-BA), o da esquerda, teria vendido emendas para João Bacelar (PR-BA), o da direita.

Horrorizada, li matéria no jornal O Globo desse domingo sobre o tráfico de emendas parlamentares que estaria sendo cometido por deputados federais baianos.

Há muito tempo já me pronuncio contra essas tais emendas parlamentares, seja em âmbito federal ou estadual. Servem apenas de balcão de negócios, onde o Poder Executivo, que tem a caneta da liberação na mão, acaba por subordinar o Poder Legislativo. Além disso, os parlamentares acabam por se preocupar tão somente com as suas emedas esquecendo de fazer uma discussão muito mais séria e profunda sobre o orçamento anual, a principal peça de definição de qualquer política pública.

No caso revelado pelo jornal O Globo, que partiu da denúncia da ex-mulher, Isabela Suarez, contra o deputado federal João carlos Bacelar (PR-BA). No esquema denunciado o deputado bacelar compraria as emendas de outros parlamentares que estavam precisando de recursos para suas campanhas eleitorais.

Foram envolvidos na denúncia os deputados federais Geraldo Damasceno (PT-BA) e Marcos Medrado (PDT-BA), além do ex-deputado Fernando de Fabinho (DEM-BA). Os três apesar de não terem votação expressiva em municípios que são da base eleitoral de Bacelar destinaram vultosos valores de suas emendas para esses locais.

Todos os envolvidos, evidentemente, negam. Os líderes de seus partidos, afirmam confiar nos seus representantes e se dizem surpresos com a existência de um esquema desse tipo. Fala sério.

Ao meu juízo o que é necessário é acabar com essas emendas parlamentares, sejam as individuais, que existem nos legislativos estaduais e no Federal, sejam as de bancada, essas existentes apenas no Congresso Nacional. Simples assim.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: