Publicado por: blogdamariazinha | 18/06/2012

Concursos públicos fraudados em larga escala

Já é crime fraudar concurso público, mas é preciso que sejam organizados de uma forma que esse tipo de coisa não tenha possibilidade de se reproduzir absurdamente como mostrou ontem o Fantástico.

O programa Fantástico, da Rede Globo, fez ontem mais uma de suas denúncias sobre o estado de coisas da corrupção, da falta de ética em nosso país.

Dessa vez são os concursos públicos que, conforme a denúncia, têm sido sistematicamente fraudados. Especialmente no âmbito municipal. Já tivemos casos desses aqui no Espírito Santo, onde a inteligência parecia ser uma coisa que vinha no DNA. Recentemente foram feitas denúncias sobre um concurso fraudado no município de Ecoporanga.

Isso é um absurdo em vários sentidos.

Primeiro vai contra aqueles que estão estudando e se preparando para tentar o ingresso numa carreira com estabilidade, e além disso pagaram sua inscrição num certame que supunham lícito.

Segundo vai contra a ideia fundamental do concurso público que é a de criar uma burocracia competente, baseada no mérito.

Isso não pode acontecer, isso não pode se repetir, isso não pode passar impune.

É preciso estabelecer condições para que as empresas que organizam concurso tenham qualificações mínimas, experiência comprovada, corpo técnico para a preparação da provas, equipes técnicas para a organização do certame e condições de segurança e sigilo que não permitam esse tipo de coisa.

Falo disso com tranquilidade, pois quando presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES) organizei dois concursos públicos que foram realizados sem nenhuma suspeita, com toda a lisura que devem ter.

As instituições públicas precisam tomar medidas urgentes. Os concursos públicos municipais, ao menos, devem, enquanto isso, ser paralisados.

Você pode ver a matéria do Fantástico no endereço:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1681007-15605,00-GOLPE+TRANSFORMA+CONCURSOS+PUBLICOS+EM+CABIDES+DE+EMPREGO.html


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: