Publicado por: blogdamariazinha | 13/06/2012

Demagogia demais na Câmara da Serra e na ALES

Críticas e cobranças são normais e positivas na atividade política, mas muitas vezes viram demagogia. Esses me parecem dois casos.

De minha parte defendo já há muito tempo, e tenho dito isso aqui no Blog em inúmeros oportunidades, que os poderes legislativos não devem ser meros “carimbadores” dos desejos, vontades e projetos dos poderes executivos. São poderes autônomos e independentes.

No entanto, penso, também, que qualquer espírito de cobrança, de crítica ou de questionamento do Poder Legislativo ao Poder Executivo deve ter por base o interesse público e o espírito democrático.

Falo disso porque considero vergonhoso o que está acontecendo no Câmara Municipal da Serra e na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (ALES).

Os senhores vereadores querem simplesmente criar uma “tempestade num copo d’água” com a tal viagem do senhor Sérgio Vidigal (PDT) e da vice-prefeita, Madalena Santana (PSB). Supostamente o município ficou acéfalo por alguns poucos dias. Como pensar nisso nos dias de hoje com todo o acesso que temos às famosas tecnologias da informação e comunicação?

Vejamos que a Lei Orgânica daquele município não estabelece que o prefeito e a vice-prefeita solicitem licença de viagem ao Legislativo Municipal para períodos inferiores a 15 dias de ausência. O que estão fazendo os oposicionistas a Vidigal – a quem, diga-se, tenho sérias críticas já expostas nesse Blog – é mera demagogia política e exploração de um fato sem consequência alguma em busca dos seus 15 minutos de fama. Luta política tem hora e limite.

Na ALES a demagogia é de outro tipo – e repetida: sobre a questão dos vetos do governo aos projetos de autoria dos deputados. Ao invés de cumprirem as suas funções de legislar e fiscalizar, os deputados dizem amém o tempo todo e – agora – quando estão chegando as eleições querem aparecer um pouquinho e ficam fazendo pose de contestadores em torno dessa questão, mas cumprir suas funções que é bom mesmo, nada.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: