Publicado por: blogdamariazinha | 12/06/2012

Leilão de 4G e o 3G ainda nem funciona direito

O governo federal leiloou hoje a tal 4G, mas não consegue nem fazer a 3G funcionar direito. Falta seriedade e sobra ativismo governamental virtual.

O governo federal realizou hoje – com sucesso do ponto de vista financeiro – o leilão para o serviço de telefonia móvel de quarta geração, o tal 4G.

A arrecadação pelos quatro lotes principais – quatro grandes regiões em que foi dividido o país – levantou pouco mais de R$ 2,5 bilhões, quando o preço mínimo era de R$ 1,89 bilhão. Um agio de pouco mais de 35%.

Um problema é que, apesar das promessas de uma velocidade muito superior a da atual terceira geração (3G), estamos atrasados e – num típico exemplo de ativismo governamental virtual – essa tecnologia só deve estar disponível e operante para os brasileiros – com muita sorte – no segundo semestre de 2013. Muitos países, vale destacar, já tem a tecnologia 4G desde 2009 ou 2010.

Outro problema é que a fiscalização por parte do governo é muito deficiente e as operadores, na prática, fornecem uma banda muiro inferior do que aquele prometida. Isso acontece até os dias de hoje com a tecnologia 3G. Por que não acontecerá com a 4G?

Um terceiro problema é a deficiência de sinal em muitas localidades e aí prezados não há jeito de se resolver a não ser com torres – ou seja lá como chamam aqueles postes de recepção e transmissão de sinais – que as operadoras vão instalando muito vagarosamente.

Eu, de minha parte, já escolada em virtualidades governamentais não crio muitas expectativas em relação a isso. Vale muito mais para o governo fazer propaganda do que para mudar rapidamente a vida dos cidadãos. Como sempre teremos que esperar e- no processo, acabar financiando as operadoras para fazerem a ampliação de sua rede com as mensalidades muito caras.

Lamentável quando se pensa, por exemplo, que na Finlândia o acesso à internet já é considerado um direito civil e internet gratuita tem que ser oferecido a todos os cidadãos, numa velocidade atual – e real – de 1 megabit por segundo, em 2015 terá que ser de no mínimo 100 megabits por segundo. Estamos um pouco atrasados, não?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: