Publicado por: blogdamariazinha | 05/06/2012

Voto aberto dos parlamentares: obrigação política e moral

Impossível aceitar o voto secreto de parlamentares numa sociedade democrática. Voto aberto Já.

Diante da inércia do Congresso Nacional – que tem a muitos anos dormitando em suas gavetas um projeto que acaba com o voto secreto dos parlamentares em nosso país – o problema volta a se colocar.

Volta por causa do processo aberto contra o senador Demóstenes “Cachoeira Delta” Torres (sem partido – GO) por quebra de decoro parlamentar.

Foi o Senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) que, ao entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando o direito de votar abertamente na votação em Plenário do pedido de cassação do senhor Demóstenes, levantou – e muito bem ao meu juízo – a questão.

Realmente é um absurdo que numa sociedade democrática os representantes da população votem escondido dos seus representados.

Como poderá o povo – fonte soberana do poder – analisar a postura dos seus representantes, se não tem a possibilidade de saber como eles se comportam com os seus votos em plenário?

O Congresso Nacional tem que aprovar imediatamente o fim do voto secreto para os parlamentares, isso é uma excrescência, algo inadmissível.

É uma obrigação política e moral que todos os representantes dos cidadãos tenham os seus votos sempre conhecidos, não existe – ao meu juízo – outro posicionamento possível numa sociedade democrática.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: