Publicado por: blogdamariazinha | 04/06/2012

Partidos sem crédito com eleitor, assim revela pesquisa da FGV divulgada hoje por A Tribuna

Eleições são sempre um bom momento para os eleitores darem a políticos sem credibilidade, coerência, capacidade – ética, de gestão e propositiva -, um cartão vermelho. Para isso é importante bons debates e muita atenção.

Mais uma pesquisa, dessa vez da Fundação Getúlio Vargas, divulgada no dia 15 de maio e destacada hoje pelo jornal A Tribuna, revela aquilo que estamos “cansados” de saber: falta credibilidade aos partidos políticos em nosso país.

A pesquisa revelou que a quase totalidade – 94% – dos entrevistados (se se considerar que essa pesquisa deve ter uma margem de erro de cerca de 3%, esse número pode chegar portanto a 97%) não têm confiança nos partidos políticos.

Entre os motivos apontados pelos eleitores estão: a frequente veiculação de casos de corrupção, o não cumprimento das metas propagandeadas durante as campanhas eleitorais e as migrações dos políticos entre as legendas. Estou plenamente de acordo, estou dentro desses 94%, nesse sentido.

Como acredito, no entanto e apesar de todos os problemas que tenha, na democracia, penso que essa situação possa aos poucos ser modificada.

As repostas para resolver essa situação os próprios eleitores já deram. É preciso de políticos coerentes – que não fiquem trocando de partido como quem troca de camisa, que apresentem propostas de atuação, de gestão e de políticas públicas que se preocupem em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e sejam factíveis e não factóides (como esquecer da promessa do tal VLT do Coser quando se fala nisso?) e que combatam de forma preventiva, repressiva, intensiva e dedicada qualquer manifestação de corrupção, de desperdício dos recursos públicos e de burocracia, seja em mandatos parlamentares, mas principalmente em mandatos no Poder Executivo.

As eleições desse ano são um bom momento para discutirmos quem tem ou não tem esses predicados. O eleitor deve cobrar isso.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: