Publicado por: blogdamariazinha | 02/06/2012

O que Lula espera ganhar dessa crise com Gilmar Mendes?

Se Gilmar (na direita da foto) esperava a solidariedade de Jobim (na esquerda da foto) para denunciar a chantagem de Lula, cometeu erro primário, o senhor Jobim já demonstrou ser pessoa sem escrupulo algum.

Desde que esse imbróglio de Lula x Gilmar começou tenho algumas opiniões e dúvidas.

Uma coisa que acho desde o princípio é que a afirmativa de Gilmar Mendes é verdadeira, o senhor Lula da Silva deve mesmo ter tentato pressioná-lo, chantageá-lo, na verdade, para mudar a data do julgamento do Mensalão no Supremo Tribunal Federal, tanto para evitar danos eleitorais ao PT – permitindo a ele livre movimentação político-eleitoral pelo país – quanto para fazer prescrever a acusação de formação de quadrilha, que tem um tempo mais rápido de prescrição.

Uma dúvida que tenho, no entanto, desde o começo é como iria ou irá o senhor Gilmar Mendes provar as acusações que fez? Se estivesse pensando contar com a solidariedade de Nelson Jobim acho que cometeu um engano primário. O senhor Jobim, além de ter sido ministro do senhor Lula já ssumiu publicamente ser uma pessoa sem princípios quando disse – algum tempo atrás – que havia inserido alguns dispositivos constitucionais que não foram votados na Constituinte de 1988 (lembram-se dessa declaração? Eu não esqueci, e desde então acabou qualquer simpatia que pudesse ter por esse senhor).

Depois que o imbróglio continuou rendendo percebi a estratégia de Lula – bastante normal na vida pública do ex-presidente – de se apresentar como o “coitadinho”, o “difamado”, e coisas da gênero.

Não estava, no entanto, conseguindo perceber aonde queria chegar o senhor Luís Inácio, acho que tenho uma ideia agora.

Para mim, o que Lula quer, agora, diante do inevitável julgamento do Mensalão, é impedir o voto de Gilmar Mendes. Seus asseclas vão, por óbvio, arguir a suspeição de Gilmar e caso esse não se dê por impedido, argumentarão, então, que não há motivo para que Toffoli deixe de votar. No fim, infelizmente, o senhor Lula – ao que parece – vai conseguir mais uma vitória, mesmo que contra a Justiça, as instituições e a Constituição, mas para ele isso nunca foi mesmo um problema. Mais uma tragédia para a nossa democracia.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: