Publicado por: blogdamariazinha | 29/05/2012

150 dias trabalhando para manter poderes públicos perdulários

Já está mais que na hora de fazermos esse elefante começar uma dieta. Digamos não a mais impostos.

A toada segue constante, monótona e acintosa, ano após ano, com uma pequena “falha” em 2009 por causa da crise internacional de 2008-2009, os poderes públicos em nosso país extraem mais e mais dias de trabalho dos cidadãos para mantermos suas estruturas.

Somos um país que em 2011 pagou 35,13% de seu Produto Interno Bruto (PIB) em tributos: impostos, contribuições e taxas. Próximo de países com níveis de vida e serviços públicos bastante melhores e com mais quantidade que o nosso.

Não seria nada demais se recebessemos dos governos e demais poderes bens e serviços em quantidade e qualidade aceitáveis, mas o que vemos – muitas vezes, talvez na maioria delas – é desperdício, ineficiência, privilégios e corrupção, muito disso tudo e muito mais do que isso.

Até quando vamos permanecer calados e aceitar essa verdadeira extorsão tributária a que somos submetidos? Quando iremos nos insurgir e pressionar seriamente os poderes para que busquem fazer o que devem com uma quantidade menor de recursos?

Como mostra o gráfico acima – muito bem ilustrado pelo pessoal do jornal A Gazeta – na década de 70 trabalhavamos cerca de 76 dias para manter os poderes, esse número subiu para 77 dias na década de 80 e de lá pra cá disparou. Em 1990 eram 102 dias, em 2000 já eram 121 dias, em 2010 foram 149 dias e ano passado recorde dos recordes 150 dias.

Já passou da hora de dizermos não. Queremos bons serviços pelo tanto que pagamos. Não aceitamos pagar mais por menos e sim, o que queremos, exigimos na verdade, é receber mais pagando menos.

Eficiência, eficácia, efetividade, desburocratização e combate ao desperdício e à corrupção podem fazer isso.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: