Publicado por: blogdamariazinha | 17/05/2012

Comissão da Verdade e Lei de Acesso à Informação: ontem foi um dia auspicioso e desafiante

Para o nosso futuro como sociedade organizada e livre, democrática e justa, o dia de ontem foi importante. Que venha a verdade, com muito acesso à informação, do passado e do presente, da direita e da esquerda.

Muito auspicioso para a sociedade brasileira o dia de ontem. Num mesmo dia entrou em vigor a Lei de Acesso à Informação e em funcionamento a Comissão da Verdade, em que pese o fato de que gosto mais do nome que foi adotado na África do Sul quando da transição do regime do Apartheid para a democracia: Comissão da Verdade e Reconciliação.

Auspicioso pelo fato de que essas duas iniciativas são complementares, são compatíveis e mostram como temos – apesar das adversidades – crescido institucionalmente. Um aponta para o conhecimento do nosso passado, para a história, a outra aponta para o conhecimento do presente e do futuro.

Auspicioso, também, pela presença de todos os ex-presidentes, pelo que eles institucionalmente representam, ao lado da presidente Dilma para o lançamento da Comissão (em que pese minhas opiniões pessoais de absoluto desgostar político e ético, especialmente dos senhores Collor e Sarney).

Auspicioso, ainda, pelo discurso da Presidente Dilma que, numa postura democrática (e vejam que não retiro nenhuma das várias críticas que a ela tenho) afirmou que “ao instalar a Comissão da Verdade, não nos move o revanchismo, o ódio, ou o desejo de reescrever a história de uma forma diferente do que aconteceu. Mas nos move a necessidade imperiosa de conhecê-la em sua plenitude, sem ocultamentos, sem camuflagem, vetos, sem proibições”.

Seria de todo interessante – para que esse nosso reencontrar com a história – permiti-se que os grupos que pegaram em armas para combater a Ditadura Militar reconhecessem a sua falta de apreço pela democracia, tal qual os militares. Seria auspicioso que assumissem que defendiam um sonho que onde foi implantado – Cuba, China, Albânia, União Soviética ou outro país do tipo – ele se transformou num pesadelo. Isso também serviria para a nossa reconciliação e para o nosso reconhecimento do passado sem camuflagens de nenhum tipo, seja da direita, seja da esquerda. Que venha o trabalho da Comissão, de forma equilibrada e justa, serena e correta.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: