Publicado por: blogdamariazinha | 17/05/2012

Abuso infantil: mais uma evidência da violência cotidiana no ES

Que tristeza rever essa foto, lembrando do drama que foi o assassinato de Araceli, e perceber que esse tipo de crime está em patamares absurdos. Que tipo de sociedade pode aceitar conviver com a quantidade de crimes de abuso infantil que temos e ainda querer receber esse nome?

Fico com sentimentos dúbios em relação ao nosso desenvolvimento, não econômico, mas como sociedade humana organizada, a cada vez que vejo uma dessas estatísticas de violência que assolam o Espírito Santo no seu cotidiano.

Não ficamos, ao que parece, uma semana sequer sem saber que, “aqui e ali”, a quantidade de delitos, infrações e crimes que cometemos é algo assustador e deveras grotesco.

Leio hoje, em matéria referente ao abuso infantil no jornal A Gazeta, que a cada três horas temos um caso desse tipo em terras capixabas.

Penso que temos aí um óbvio despertar da sociedade para os seus direitos de reparação quando um crime é cometido, que deveríamos, portanto, até alguns anos atrás ter alguma quantidade de subnotificação de delitos, mas que, no entanto, são é só isso que explica essa espiral de violência.

Somos, e isso ao meu juízo precisa ser reconhecido, uma sociedade violenta e que precisa de uma série de medidas para que isso não impeça a nossa vida comunitária.

Precisamos de muita educação. Educação para a paz. Educação para o respeito aos direitos do outro. Educação para a diversidade.

Precisamos de muita inclusão. Inclusão efetiva das pessoas. Inclusão nos mecanismos de proteção social. Inclusão na educação. Inclusão no esporte e no lazer. Inclusão nos direitos políticos. Inclusão numa vida digna.

Precisamos de punição. Punição para os malfeitores, corruptos, homicidades, estupradores, embriagados que cometem crimes de trânsito e tudo mais.

Só assim, com educação, controle, inclusão e punição – todos com efetividade – conseguiremos construir uma sociedade que realmente mereça esse nome.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: