Publicado por: blogdamariazinha | 16/05/2012

CPMI está indo cachoeira abaixo

Será que essa CPMI vai acabar em pizza? Do jeito que caminha, infelizmente, é isso que está parecendo.

Infelizmente – para aqueles que tinham um sério desejo de investigação por parte da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Carlinhos Cachoeira – a CPMI está literalmente indo cachoeira abaixo.

Transforma em mero instrumento de interesse político do lulo-petismo, interessado em pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) e, especialmente, o Procurador-geral da República, além de estar envolta numa fogueira de vaidades que envolve disputas da CPMI x STF e da Políca Federal x Ministério Público Federal, a CPMI não consegue avançar na definição de objetos claros de investigação.

Para além de focar no que já está abundamente provado (a ligação do senador Demóstenes Torres com Cachoeira, por exemplo) ou do que existe de subjetivo para ser eventualmente criticado ou defendido (a postura do Procurador-geral de não abrir investigação quando recebeu o relatório da investigação anterior), a CPMI deveria – ao meu juízo – tentar investigar a ampla rede de corrupção que o senhor Cachoeira montou em todo o país, com o apoio de agentes políticos, servidores públicos e empresários, e quais são medidas que se podem tomar – seja no âmbito legislativo, seja no âmbito da gestão pública.

Que cada partido ou grupo político – durante e depois da CPMI, então – dispute junto à opnião pública se a sua contribuição ou a do outro foi a mais relevante, se a sua atuação ou a do outro foi a mais importante para desvendar o imenso esquema que pode ser desenterrado se a CPMI fizer um trabalho sério.

De outro modo o que teremos será apenas um festival de deputados e senadores querendo de alguma maneira aparecer diante dos holofotes e nada de sério sendo efetivamente realizado, abrindo espaço até mesmo para um ser desprezível como Fernando Collor de Mello querer posar de vestal. A que ponto chegamos?

Isso, com certeza, só irá estimular aquele sentimento de que em nosso país as comissões parlamentares de inquérito que tratam de questões de corrupção só acabam em pizza.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: