Publicado por: blogdamariazinha | 15/05/2012

Vamos ter obras de mobilidade urbana mesmo ou são só mais virtualidades governamentais?

Os desenhos e imagens dessas virtualidades governamentais são sempre muito bonitinhos, na prática, no mais das vezes, são mesmo ordinários ou, ainda pior, nem se concretizam.

O governo do Estado do Espírito Santo anunciou ontem “o maior investimento já feito em mobilidade urbana na Grande Vitória”.

O valor do pacote de obras é de R$ 3.000.000.000,00 (três bilhões de reais). Isso mesmo, uma “grana preta”, como se dizia antigamente.

As obras – em número de 51 – incluem, entre outras, a construção de 10 túneis, quatro viadutos e duas pontes, além disso, estão no pacote a pavimentação de 179 quilômetros de vias públicas, reformas de terminais do Transcol, implantação de melhorias na frota de ônibus, implantação do BRT (vias exclusivas para ônibus) e de novos modais para o transporte.

Uma primeira questão que já me chama a atenção de imediato – além do claro interesse eleitoral com que a questão será tratada, visto que esse é um grave problema da Região Metropolitana da Grande Vitória, junto com a segurança pública – é que muitas das obras desse “pacotão de maio da mobilidade urbana” é que muitas das obras já anunciadas já estão sendo anunciadas faz muito tempo, alguma até já começaram a ser executas – caso do BRT. Isso me dá um cheirinho de PAC a esse pacotão. Ajuntamento de obras para causar volume e impressionar o distinto público.

Uma outra questão são os prazos. Como sempre as coisas não são anunciadas de forma muito clara, assim, depois, ninguém poderá exatamente cobrar que isso ou aquilo foi ou não foi feito dentro do prazo. São anunciados prazos genéricos de 2014, até 2016 e depois de 2016. Depois de 2016 quando? O que será feito até 2014 e até 2016?

Sinceramente isso – mais uma vez – me parece apenas algo para causar impressão de ativismo governamental – para suas excelências do governo estadual dizerem que fazem algo para problema tão urgente, antigo e angustiante – e que, em muitos dos anúncios feitos ontem – ficará apenas como mais uma coletânea de virtualidades governamentais.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: