Publicado por: blogdamariazinha | 14/05/2012

Mais chuva, mais inundação, mais problemas para os cidadãos

Foto da Avenida César Hilal no dia de hoje.

Mais uma vez o Espírito Santo é atingido por fortes chuvas. Mais uma vez os problemas de sempre – desbamentos, engarrafamentos, alagamentos, perda de propriedade, perda de trabalho, e transtornos graves à vida das pessoas. Dessa vez, por enquanto, graças a Deus, não tivemos perdas de vidas.

Mais uma vez, como é normal nesses casos, apesar de absolutamente inútil para as pessoas que sofrem com todos esses e muitos outros problemas, a desculpa padrão das autoridades serão utilizadas. O texto é mais ou menos assim: “nunca – ou quase nunca – havia chovido tanto em tão pouco tempo. Foram tantos milímetros de chuva num período de tantas horas”.

Ninguém em são consciência – e eu ainda a tenho – há de negar que choveu realmente muito desde a madrugada de hoje. Ninguém há de negar que isso torna as coisas realmente difíceis para os trabalhos de recuperação.

O que me espanta é a falta de prevenção e a falta de planejamento. Não é possível não perceber, penso eu, que nos últimos tempos – se é efeito do tal aquecimento global ou de outro fenômeno não entro no mérito por não ter capacidade científica mínima de discussão – tem chovido de forma intensa em curtos períodos.

Não é possível não perceber que as nossas cidades têm cada vez mais gente e áreas cada vez mais impermeáveis à chuva, graças ao asfalto e ao cimento.

Apesar de tudo, de todas as evidências, as autoridades preferem se “esconder” sempre atrás do “tal volume de chuvas em tal período de tempo” para não tomar as providências necessárias para minimizar ao máximo os efeitos dessas fortes chuvas, cada vez mais comuns, e de estabelecer um planejamento das ações de emergências para o período durante e após essas chuvas.

Preferem mesmo, isso sim, se esconder atrás das desculpas, e, com isso, só fazem penalizar os cidadãos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: