Publicado por: blogdamariazinha | 08/05/2012

Campeões de violência, assim é o Espírito Santo no tal Estado Presente

Será que nem as evidências apresentadas nesses quadros e gráficos servem para convencer os gestores de segurança pública do ES, e o chefe deles, o senhor Casagrande, que a coisa vai pra lá de mal em terras capixabas? O que será preciso?

Matéria bastante instrutiva do jornal A Gazeta de hoje – na coluna Cidades – mostra a absurda situação de violência que vivenciamos em terras capixabas.

A situação é pra lá de ruim. Infelizmente, no entanto, o que vemos são autoridades que, num “autismo” social completo, se negam a enfrentar a realidade e assumir a necessidade de uma política efetiva de segurança pública.

Alguns dados apenas para demonstrar o caos da situação:

Somos o segundo estado com maior índice de homicídios a cada grupo de 100 mil habitantes. Nosso índice é de 50,1 mortes por 100 mil habitantes. Apenas Alagoas nos supera, tem 66,8. Será que “chegaremos lá”?

Dos 100 municípios mais violentos do país – que tem mais de 5.500 municípios e o Espírito Santo apenas 78 – tem oito entre os primeiros colocados. Será que conseguiremos piorar nossa performance também nesse quesito?

Temos a terceira capital com mais mortes no país. “Perdemos” apenas para Maceió e João Pessoa. Conseguiremos esse nada honroso primeiro lugar?

A taxa de homicídios entre negros foi de 63,2 a cada 100 mil habitantes em 2010, já entre jovens de 15 a 24 anos foi de 226,8.

Somos líderes em mortes no trânsito e, por último, como divulgado no Fantástico de domingo, e comentado aqui no Blog ontem, somos os “campeões” de homicídios de mulheres.

Será que isso não é evidência de sobra da incompetência de nossa política de segurança pública? Será mesmo, até, que existe uma política de segurança pública? Onde moram os senhores Renato Casagrande e Henrique Herkenhoff? Será que não percebem a gravidade da situação?

Enquanto isso os cidadãos capixabas, pagadores de impostos, cumpridores de seus deveres com os poderes públicos, não têm garantidos os seus direitos, tais quais como os de propriedade, de ir e vir e, principalmente, aquele que é o sustentáculo de todos os outros direitos, o direito à vida.

Acorda Casagrande! Acorda Herkenhoff!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: