Publicado por: blogdamariazinha | 08/05/2012

Algumas questões da educação no Espírito Santo

Aqui os melhores e piores resultados das áreas urbanas.

Aqui os melhores e piores resultados do interior.

Ontem foi divulgado pela Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU) o Indicador de Desenvolvimento das Escolas do Espírito Santo (IDE).

De modo geral a situação melhorou um pouco em nossas escolas, apesar de ainda estarmos longe – pelo que mostra o índice – de uma situação ao menos razoável.

A média das notas das escolas subiu de 43,01 para 49,68, de 2010 para 2011. Além disso, a pior nota, que em 2010 foi de 8,89, em 2011 ficou em 19,49 e a melhor subiu de 77 para 98,74.

Temos que ter cuidado para não comemorarmos demais. Os resultados além de apenas um pouco melhres, não espelham, por falta de uma série mais longa uma tendência definitiva. Teremos que esperar pra ver se essa situação de melhora se confirma, e, enquanto, isso fazer mais pela educação.

Em 2011 mais uma vez as escolas do interior do Estado apresentaram melhores resultados.

Qual será o segredo?

Uma representante da SEDU, Aline D’Ávila, fala na proximidade entre a escola e a comunidade e no fato de que o professor possui um status mais elevado. Outros falam em trabalho em equipe, presença majoritária de profissionais efetivos nas escolas e disciplina, destacando-se, por fim, a estrutura de algumas escolas.

Eu, que não sou estudiosa do ramo, me arriscaria a falar em estrutura familiar, em presença mais constante dos pais na vida dos filhos, na possibilidade de construção de valores mais homogêneos dentro da comunidade, na dedicação mais efetiva dos alunos, graças a ausência de tantas distrações que existem nas cidades e que os pais e a escola não conseguem controlar.

De todo modo, como disse Aline D’Ávila, representante da SEDU, “é algo que precisamos estudar e entender melhor”.

Se houver, portanto, seriedade de propósito, e não apenas interesse propagandístico, o governo estadual tem em mãos boas possibilidades de construir uma educação melhor para os jovens capixabas. Vamos ver a opção.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: