Publicado por: blogdamariazinha | 02/05/2012

Eleições 2012 no ES: deixem os eleitores escolher

Eleição boa é com debate, disputa, discussão de propostas e programas. Não é possível aceitar a definição de candidatura única em gabinetes. Deixem os eleitores escolher.

Uma das belezas da democracia, além de sua permanente capacidade de se rejuvenescer e permitir o contraditório, é dar aos cidadãos a possibilidade mais ampla possível de escolher o seus representantes.

É algo, ao meu juízo, absolutamente repugnante quando assisto e percebo, coisas que mais uma vez voltam a acontecer no Espírito Santo, dessa feita nas eleições municipais de 2012, quando grupos políticos tentam por meio de acordos de gabinete impedir a livre escolha e manifestação da preferência dos cidadãos eleitores.

Evidente que todos que disputam uma eleição pretendem dela sair vitoriosos. Ganhar ou perder, nesse caso, faz parte do jogo, é da natureza do processo eletivo da democracia.

O que não é possível aceitar são alguns atores políticos – que com uma visão elitista e antidemocrática da política – pretendem sair vitoriosos antes mesmo da eleição começar. Querem ganhar as eleições sem disputá-las. Querem ganhar “no grito”, apesar de só falarem baixinho e fazerem pose de bons moços pela imprensa.

Espero que os candidatos a prefeito, e seus partidos, não permitam mais esse ataque à democracia em terras capixabas. Já chega de condomínios de poder, já chega de unanimidades bonapartistas, já chega de messias políticos.

O que precisamos agora e mais que nunca é da Política, com P maiúsculo, feita com base nos interesses da sociedade e dentro dos programas e propostas de cada uma das diferentes agremiações políticas e visões de mundo que se articulam em um processo eleitoral. Isso, sim, será um grande passo para a democracia em terras capixabas.

Deixem que os eleitores das cidades capixabas escolham livremente os seus representantes.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: