Publicado por: blogdamariazinha | 24/04/2012

Uma notícia preocupante: os brasileiros estão lendo, AINDA, menos

Desenvolver o hábito da leitura desde a infância é papel de todos, dos governos, das escolas, mas, principalmente, das famílias.

Fiquei espantada com a matéria principal de hoje do jornal A Gazeta, o tal hipertexto (páginas 16 e 17), que fala sobre a queda do hábito da leitura no Brasil.

Eu, desde jovem, sempr gostei de ler. Hábito familiar, líamos muito na minha casa. Tanto eu, quanto minhas irmãs. Até hoje, com a idade já avançada, gosto de ler. Não por acaso uma das colunas que mais prazer me dá manter nesse Blog é a Estante Virtual da Mariazinha, onde, semanalmente, faço uma indicação de livro, normalmente dos que já li ou estou lendo, alguns por indicação de parentes ou amigos.

Os números, apresentados na última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, são, ao meu juízo, muito preocupantes.

A média de livros lidos por habitantes no último trimestre é de 1,85, na pesquisa anterior, em 2007, já era a baixa média de 2,4 livros por habitantes. Caímos ainda mais.

Apenas cerca de 50% dos brasileiros são considerados leitores, pelo critério, bastante “light” de ter lido um livro inteiro, ou parte dele, nos últimos três meses. Em 2007 éramos 55% de leitores.

Para terminar com a série de dados alarmantes sobre a leitura vale destacar que 85% prefere assistir televisão durante o seu tempo livre, depois vem ouvir música ou rádio. A leitura de jornais, revistas, livros e textos na internet vem apenas em 7º lugar, com a preferência de 25%, quando em 2007 era de 35%.

Resta-nos, portanto, um grande esforço por parte das famílias, governos, empresas, instituições religiosas e, claro, escolas, para incentivar a leitura em nosso país. Quem lê, como dizia uma propaganda de algum tempo atrás, viaja, mas também se informa, aprende, conhece, se torna, portanto, uma pessoa melhor, mais livre, mais apta para viver em sociedade.


Deixe uma resposta

Categorias

