Publicado por: blogdamariazinha | 04/04/2012

Uma cachoeira de corrupção

Do jeito que anda essa reclamação de um dos irmãos Metralha vai se fazer real. Medidas urgentes são necessárias por parte das instituições.

O caso com o bicheiro, contraventor e corruptor Carlinhos Cachoeira, envolve principalmente o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), esse um morto-vivo político que já deveria ter renunciado ao mandato, mas a medida em que os grampos, determinados pela Justiça, diga-se, vão sendo revelados, mesmo que a conta gotas, muitos outros nomes vão surgindo.

Pelo que já li ou ouvi em vários jornais ou telejornais são os seguintes, até o momento, os nomes com algum tipo de envolvimento com o senhor bicheiro Cachoeira: Stepan Nercessian (deputado federal – PPS – RJ), Rubens Otoni (deputado federal – PT – GO), Sandes Júnior (deputado federal – PP – GO), Carlos Alberto Leréia (deputado federal – PSDB – GO), Jovair Arantes (deputado federal – PTB – GO) e, agora, Marcondes Perillo (governador – PSDB – GO).

Com toda certeza essa lista é ainda bastante incompleta e – dada a correlação de forças no país, entre governo e oposição – podemos esperar – infelizmente – que essa lista cresça, especialmente com nomes das bancadas governistas. O senhor Carlinhos cachoeira já conhece as entranhas desse governo faz muito tempo. Afinal, esteve ele envolvido naquele episódio de corrupção dos Correios com o senhor Waldomiro Diniz, que era assessor do senhor José Dirceu, prócere do petismo.

De todo modo me parece que chegamos a um paroxismo* que precisa ser tratado. Tratado com mais medidas preventivas de controle, transparência e educação, mas, principalmente, com medidas de punição. A distância que temos entre o acesso as informações dos “malfeitos” e a punição que esses “malfeitos” recebem é enorme e crescente, e isso abre espaço para o desacreditar da política e da democracia. O Judiciário precisa agir, e rápido.

Além disso, precisamos tratar de reduzir os custos de campanhas eleitorais, a mãe de todas as corrupções. Isso precisa ser feito e também é pra já. O Congresso Nacional precisa sair da letargia e da dominação dos interesses corporativos e tomar iniciativas efetivas nesse campo.

Os partidos políticos, por sua vez, devem, também de imediato, tomar medidas de expulsão de seus quadros de todos esses envolvidos em esses expedientes nada recomendáveis que os ligaram, seja pelo que for, ao senhor Cachoeira, o corruptor, para dar exemplo.

Esses são os mínimos de atuação que, penso, se demandam dessas instituições.

* Paroxismo (Fonte: http://www.dicio.com.br/paroxismo/) s.m. Extrema intensidade de uma doença, de uma paixão, de um sentimento. (Sin.: auge, apogeu, culminância.)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: